AERO Magazine
Busca

Parceria com Bombardier

Global 6000 pode receber plataforma de defesa

Sistema de patrulha marítima da Saab permite defesa do litoral e antissubmarinos


A Saab passou a disponibilizar seu sistema Swordfish, de patrulha marítima, para ser empregado em duas novas plataformas; o turboélice Q400 e o jato de negócios Global 6000, ambos da Bombardier.

O sistema de missão Swordfish para aeronaves de patrulha marítima (MPA) da Saab apresenta recursos multifuncionais estratégicos. O Swordfish é habilitado para missões de patrulha ou de busca e salvamento de longa duração, mas também é capaz de cumprir tarefas mais complexas de guerra antissubmarino e anti-unidade de superfície. O Swordfish oferece ainda um recurso de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) via terrestre que pode ser inserido numa infraestrutura de operações e apoio já existente.

Essa flexibilidade de plataformas permite ao sistema Swordfish ser capaz de atender a mais extensa faixa de funções e missões de C4ISR e combate marítimos. O sistema combina sensores operacionais COTS, de diversos fornecedores, com sistemas especializados em gerenciamento de missão de guerra eletrônica e C4I da própria Saab. O pacote avançado e totalmente integrado de sensores é oferecido em estações de trabalho intercambiáveis com um grau inteligente de automação e suporte para sistema, o que significa mais ações com menos operadores.

A escolha dos modelos da Bombardier ocorre num momento decisivo para o fabricante canadense, ao mesmo tempo que permite a Saab contar com plataformas com amplo suporte global. O Q400 e o Global 6000 são conhecidos por seus altos níveis de confiabilidade e desempenho. Para operadores a escolha de aeronaves consagradas no mercado permite uma integração simplificada.

A Saab prevê uma tendência permanente de oportunidades de aeronaves de asa fixa para missões marítimas, o que ocorre em paralelo a proliferação contínua de submarinos. Apenas a região da Ásia-Pacífico estão previstos mais de 100 submarinos em operação até o ano 2020.

Redação
Publicado em 23/02/2016, às 18h00 - Atualizado em 24/02/2016, às 09h01


Mais Notícias