AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

FAB intercepta avião sobre o MS

Internautas compartilham foto de avião após ser alvejado pela FAB


Um vídeo publicado no You Tube mostra o momento que um A-29 Super Tucano da FAB realiza um tiro de advertência contra uma aeronave sobrevoando o município de Japorã, MS.
Embora as imagens não permitam comprovar se a aeronave tenha sido atingida, oficialmente o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, por meio de nota, que um avião sem plano de voo e que fazia uma rota conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas foi interceptado.

Entretanto, a FAB não comentou oficialmente se havia realizado o tiro de destruição, conforme disposto no decreto 5.144 de 16/07/2004, que prevê o abate de aeronaves suspeitas. A força aérea apena informou que a aeronave cruzou a fronteira com o Paraguai, saindo da zona de jurisdição brasileira.

Entretanto, imagens divulgadas na internet mostram a aeronave na cidade de Paranavaí, PR, com a asa danificada por projéteis. Embora o tiro não tenha sido capaz de destruir o avião, provocou o pouso forçado. Segundo a Polícia Civil, a aeronave foi encontrada no aeroporto Edu Chaves, distante mais de 200 km de Japorã.

A Polícia Federal e a FAB foram comunicadas e devem instaurar um inquérito para averiguar se a aeronave é a mesma da interceptação de sábado.

De acordo com a Polícia Federal, o Setanejo envolvido no incidente (PT-EXP) havia sido apreendido pelas autoridades paraguais em 2012, com um carregamento de eletrônicos. Após pagamento de multas, o avião foi liberado.

Fotos: Autor desconhecido

Redação
Publicado em 26/10/2015, às 17h00 - Atualizado às 18h15


Mais Notícias