AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

FAB e Exército realizam treinamento conjunto

Esquadrões de helicóptero das duas forças simulam missões SAR e de combate


H-36

Com o objetivo de trocar conhecimentos operacionais e logísticos sobre o helicóptero H225M (ex- EC 725) a FAB e o Exército realizaram entre os dias 17 e 19 de junho, um intercâmbio de informações e doutrina na capital paraense. As duas unidades operam o mesmo tipo de helicóptero, na FAB o modelo é designado como H-36 Caracal e no Exército como HM-4. O exercício contou com a participação do Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado em Belém (PA), e o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), localizado em Taubaté (SP).

Durante esse período, a FAB apresentou algumas das doutrinas utilizadas nas operações CSAR (Combat Search and Rescue) e Kapoff (Resgate na água). O Exército focou suas apresentações nos parâmetros utilizados durante o lançamento de paraquedistas do helicóptero.

A partir do dia 29 de junho, durante a operação CSAR em Campo Grande (MS), o 1°/8° GAV deverá realizar o lançamento de paraquedistas do helicóptero, missão que a unidade nunca realizou com essa aeronave.

Entre os dias 4 e 5 de julho, os portões da Base Aérea de Campo Grande (BACG) estarão abertos a população. Desta forma, os interessados poderão conhecer as aeronaves militares da operação, entre elas H-34 Super Puma, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk, AH-2 Sabre, H-1H. Haverá também apresentação de paraquedista, rapel, encontro de carros antigos, voo panorâmico, dentre outras atrações. O evento é gratuito. As visitas seguem estritamente o horário de funcionamento da BACG.

Local: Base Aérea de Campo Grande (BACG)
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 2.905

Redação
Publicado em 25/06/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h39


Mais Notícias