AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

FAB divulga números do SAR no Brasil

Em três anos foram resgatadas 84 vítimas de acidentes aeronáuticos


De acordo com nota, a FAB localizou 84 pessoas vítimas de acidentes aeronáuticos em operações de Busca e Salvamento (SAR), entre 2012 e 2014.Apenas no último ano oito pessoas foram resgatadas com vida e outras 284 receberam algum tipo de apoio do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro.

Os números constam no Anuário SAR 2014 elaborado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e se referem especificamente aos casos com a participação da FAB. Durante o ano, sete aeronaves desaparecidas foram localizadas sobre a terra e quatro sobre o mar.

O documento revela ainda que em 2014 foram realizadas cerca de 850 horas de voo especificamente para missões de SAR. Esse esforço aéreo foi divido entre nove esquadrões de aviões e helicópteros que podem ser acionados para missões de busca e salvamento. Eles estão espalhados por todo o Brasil: Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Santa Maria (RS). A frota atual é composta por aeronaves Lockheed P-3AM Orion, Embraer P-95 Bandeirante Patrulha, Airbus SC-105 Amazonas, Lockheed C-130 Hercules, Bell H-1H Iroquois, Sikorsky H-60 Black Hawk, Airbus H-34 Super Puma e Airbus H-36 Caracal.

As missões de busca e salvamento acontecem sobre todo o território nacional, sobre o mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico. Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável por missões em uma área de mais de 22 milhões de km², quase três vezes a extensão continental do País (de 8,5 milhões de km²).

Redação
Publicado em 25/06/2015, às 15h00 - Atualizado às 16h51


Mais Notícias