AERO Magazine
Busca

Colisões com pássaros

Evolução do sistema anticolisão com pássaros

Um desenvolvimento da Airbus com a Precise Flight para o Pulselite


A Airbus Helicopter e a Precise Flight que criou o Pulselite, sistema de prevenção contra o impacto de pássaros, obtiveram um Certificado Complementar de Tipo para o mesmo, que se acha instalado em mais de 25.000 aeronaves. Cerca de 67 modelos de helicópteros Airbus são equipados com o Pulselite, incluindo todos os EC125, H135 (foto), EC145, H145 e AS350.

O Pulselite é um equipamento que alterna pulsos de luz de pouso e auxiliares normalmente instalados nos helicópteros, para aumentar a visibilidade da aeronave em voo. Segundo a Precise Flight, é a única solução embarcada aprovada pela FAA “para reduzir a colisão com pássaros na aviação comercial”. Segundo os estudos, o sistema reduz entre 30 e 66% os impactos com pássaros.

Para o FAA, as colisões com helicópteros aumentaram em mais de 700% desde o início dos anos 2000 enquanto, segundo a HAI (Helicopter Association International), os serviços médicos emergenciais realizados com helicópteros, registram uma colisão aérea com pássaros... a cada semana.

Ernesto Klotzel
Publicado em 07/03/2017, às 15h41 - Atualizado às 15h48


Mais Notícias