Aviação Civil

Enciclopédia digital

Onde buscar informações aeronáuticas na rede


Quem nunca teve uma dúvida ou foi pesquisar alguma coisa numa enciclopédia? Hoje, talvez, a maior fonte dessas pesquisas seja a Wikipedia, mas até ela, com seus 4.620.000 artigos em inglês, não é a melhor resposta para os casos específicos de aviação.

Pensando nesse problema, em 2008, o Eurocontrol, a agência de gerenciamento de tráfego aéreo européia, lançou  em parceria com a Oaci, a Easa e a Flight Safety Foundation (FSF) o portal para ser um repositório de informações voltadas para a comunidade aeronáutica.

O portal, que pode ser acessado em www.skybrary.aero possui suas informações divididas em quatro grandes tópicos: problemas operacionais, desempenho humano, aumento da segurança e regulação de segurança, além de prover informações de acidentes e incidente, uma revista especializada, a HindSight de publicação bianual, e uma News Letter semanal.

O Brasil atua colaborando na Skybrary através do Grupo Internacional de Gerenciamento de Segurança (SM-ICG), pois desde seu início todos os resultados dos trabalhos foram centralizados no portal.

O reconhecimento internacional foi rapidamente obtido, visto que, em 2009, a revista HindSight foi agraciada com o prêmio Cecil A. Brownlow da FSF. Apenas como curiosidade, a revista TAM Safety Digest recebeu este prêmio em 2000.

Carlos Eduardo Pellegrino

Publicado em 17 de Outubro de 2014 às 09:30


Notícias