Aeronaves recém lançadas conquistam operadores brasileiros
A Embraer realizou as primeiras vendas dos novos Phenom 300E e Praetor 600 para clientes brasileiros. As novas aeronaves derivadas de modelos consagrados do fabricante devem ampliar a existente frota fabricada pela companhia em operação no mercado nacional. No caso do Praetor 600 a primeira venda ocorre apenas dois meses após o lançamento do programa, na NBAA-BACE, que ocorreu em outubro, na cidade de Orlando.
O primeiro Phenom 300E de matrícula brasileira foi entregue na semana passada, enquanto o cliente de lançamento do Praetor 600 no País receberá a aeronave no último trimestre de 2019.
O Phenom 300E possui a designação “E” anexa à marca, em alusão a palavra “Enhanced”, representando os novos interior e sistemas de entretenimento e de gerenciamento da cabine de passageiros nice HD CMS/IFE, da Lufthansa Technik. O modelo é a mais nova versão do Phenom 300, que por anos foi o avião de negócios mais entregue do mundo. As primeiras entregas da nova aeronave tiveram início em março de 2018.
O Praetor 600 traz uma autonomia de voo acima da usual para a sua classe, que permite voos sem escala entre São Paulo e Cidade do Cabo, Fortaleza a Madri, Londres a Nova Iorque ou voar de Angra dos Reis para Miami, com uma parada. A aeronave tem capacidade para até 12 passageiros e alcance intercontinental de até 3.900 milhas náuticas (7.223 km). A expectativa é de que o Praetor 600 receba certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no segundo trimestre de 2019.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/01/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h59
+lidas