AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

EASA certifica eixo de engrenagem do EC225

Airbus Helicopter redesenha a peça e aumenta capacidades do modelo


O eixo vertical de engrenagem cônica da caixa de transmissão principal foi redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters e recebeu a certificação da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação).

Com isso, a Airbus foi liberada para iniciar a produção em série da peça para todas as aeronaves de asas rotativas deste modelo que já estejam em operação no mundo, bem como para as novas unidades que estão sendo produzidas.

A fabricante europeia agora depende também da validação de outras autoridades internacionais de aeronavegabilidade para poder atender a demanda de aeronaves em operação fora da Europa. A fabricação do eixo de engrenagem redesenhado está em andamento e poderá ser implementado mundialmente nas aeronaves em serviço e nas que estão em produção a partir do segundo semestre de 2014.

Após dois pousos de emergência do EC225 no Mar do Norte, em 2012, as autoridades aeronáuticas suspenderam as operações destas aeronaves. Imediatamente a então Eurocopter passou a trabalhar no desenvolvimento de um novo conjunto de transmissão.

O EC225 é uma evolução da família Super Puma e atualmente é operado por 35 clientes, acumulando mais de 350.000 horas de voo.

Redação
Publicado em 24/04/2014, às 15h31 - Atualizado em 25/04/2014, às 16h47


Mais Notícias