Aviação Civil

Desempenho da aviação comercial

Anac divulga números com dados consolidados de 2013


A Anac acaba de publicar o anuário do transporte aéreo, uma informação com mais de 40 anos de existência, cujo objetivo é apresentar o desempenho do setor, incluindo a visão financeira das empresas de transporte aéreo.

A boa notícia está na pontualidade dos voos. O ano de 2013 obteve o melhor indicador da série desde 2006 e 2007, quando o país sofreu com atrasos e cancelamentos de voos.

Essa pontualidade tem base na melhoria inegável dos procedimentos das empresas, mas também no ajuste da oferta de voos e no emprego de aeronaves com o maior número de assentos.

O fato preocupante está no desempenho financeiro, pois o setor fechou o ano com prejuízo. Apenas a Azul fechou o ano com lucro, após a fusão com a TRIP, suportando os investimentos na rota para os Estados Unidos e a entrada no aeroporto de Congonhas.

Mas há uma luz no final do túnel: o preço do petróleo atingiu o patamar mais baixo dos últimos quatro anos, retornando aos valores de 2010, o que dará um alento ao setor, no qual cerca de 40% dos custos é baseado em combustível, conforme dados da ABEAR.

O anuário está disponível no site da Anac, www.anac.gov.br em estatísticas.

Carlos Eduardo Pellegrino

Publicado em 24 de Outubro de 2014 às 14:59


Notícias