AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

CSeries completa nova fase do programa de certificação

Testes comprovaram eficiência na emissão de ruído e nas operações em pistas curtas


A Bombardier anunciou que o CSeries 100 concluiu com êxito todos os testes de desempenho de ruído e os dados preliminares confirmam que avião é mais silencioso do que o previsto inicialmente.

Tal característica permite que a aeronave opere em aeroportos centrais, que em geral, possuem severas restrições com relação a emissão de ruídos, especialmente na Europa. Os testes preliminares também confirmaram as boas características de voo em pistas curtas.

O primeiro avião CS100 produção deverá iniciar agora a fase de função e testes de confiabilidade, sinalizando o final da campanha de ensaios de voo. Durante a nova campanha de testes, um dos protótipos passará a realizar alguns voos que simulam condições de operação comercial. Para isso, a Bombardier realizou uma parceria com a Poter Airlines, uma das principais operadoras do Bombadier Q400, para utilizar sua estrutura durante essa etapa da campanha de testes.

O avião deverá realizar diversos voos entre diversos aeroportos da América do Norte. O protótipo número cinco (FTV5) recentemente realizou uma série de voos de demonstração na Europa, em especial na Suíça. A Swiss Internartional Airlines deverá ser a primeira operadora do modelo, voando em suas principais rotas regionais.

Redação
Publicado em 14/09/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h29


Mais Notícias