AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Concorde poderá voltar aos céus

Grupo de entusiastas britânico pretende retomar os voos em 2019


O Club Concorde, um grupo de aficionados do Concorde, pode ter reunido recursos para alçar o sonho de ver novamente o jato supersônico no ar.

Segundo o grupo, que reúne ex-pilotos e comissários do modelo, assim como entusiastas, afirma ter obtido £120 milhões (próximo aos R$ 730 milhões) o que supostamente é suficiente para iniciar o projeto de recolar o avião em voo.

O projeto é dividido em duas fases, a primeira visa expor, de maneira permanente, um exemplar do Concorde no centro de Londres. Um dos prováveis locais para a exposição fica próximo a London Eye, um dos cartões postais da capital britânica.

Porém, um dos entraves é obter um Concorde a venda. Todos os exemplares que voaram pela British Airways foram doados a museus ao redor do mundo. A opção do grupo, ironicamente recai sobre exemplares franceses. Um deles está exposto no aeroporto de Orly, próximo a Paris e ostenta as cores da Air France. A dificuldade será convencer os donos, nesse caso especifico a própria Air France, de vender o avião e colocá-lo em exibição na Inglaterra. Outras opções são igualmente difíceis, já que os museus que possuem o Concorde no acervo não parecem dispostos a vender a joia da coroa.

Por fim, analistas acreditam que a empreitada terá alguns desafios complexos, como obter autorização de voo para um único exemplar e peças de reposição.

Ainda assim, os planos preveem que após a restauração, a aeronave seja usada e, apresentações aéreas em eventos de aviação e voos fretados.

Redação
Publicado em 21/09/2015, às 16h00 - Atualizado às 19h08


Mais Notícias