AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

Changhe Z-18 atinge 9.000 m de altitude

Helicóptero chinês poderá ter quebrado recorde de altitude


O governo chinês divulgou que o helicóptero Changhe Z-18 voou sobre o monte Everest, no Tibet, atingindo a marca de 9.000 metros de altitude. Caso a marca seja comprovada pela comunidade aeronáutica internacional, o Z-18 será o novo recordista de altitude para helicópteros.

As imagens exibidas pela rede de televisão chinesa CCTV, mostram a cabine do Z-18, sendo possível escutar o aviso que a aeronave havia atingido os 8.900 metros (acima do nível do mar). Porém, o helicóptero continuou ganhando altitude, chegando aos 9.000 metros.

O Changhe Z-18 é uma variante do Avicopter AC313, desenvolvido pela também estatal AVIC, sendo uma evolução do Aérospatiale Super Frelon, produzido localmente como Harbin Z-8.

As informações indicam que a China pode fabricar helicópteros militares de grande porte, com capacidade para operar a grandes altitudes. O fato deverá modificar no médio prazo a relação da indústria chinesa com seus pares internacionais, podendo inclusive, superar tecnologicamente a Rússia, que ainda sobrevive de projetos derivados de modelos desenvolvidos ainda na URSS.

Ernesto Klotzel
Publicado em 26/02/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h10


Mais Notícias