AERO Magazine
Busca

Oportunidade na China

Cathay Pacific seleciona pilotos brasileiros

Empresa de Hong Kong terá processo seletivo no Brasil


A aviação brasileira inicia um continuo processo de retomada do crescimento, mas as incertezas políticas tornam esse caminho bastante lento e gradual. Enquanto as empresas aéreas ajustam sua oferta a demanda, diversos pilotos temem perder o emprego no curto prazo.

Contudo, de acordo com a ICAO (International Civil Aviation Organization), o transporte aéreo global continua em franco crescimento. Mesmo com altos e baixos comuns ao setor, o aumento populacional e a cada vez mais dinâmica economia globalizada manterá o ritmo de desenvolvimento da demanda por voos. Além disso, também se espera o crescimento do transporte aéreo cargueiro, quase na mesma proporção do crescimento do PIB global. Pelos cálculos da ICAO o número de voos regulares deve dobrar na próxima década. Tal cenário permitirá a absorção de mão de obra de milhares de pilotos nos próximos anos ao redor do mundo.

O efeito pode ser sentido especialmente no Oriente Médio e na Ásia, que reúnem as maiores empresas aéreas da atualidade e têm expandido a frota vertiginosamente para atender à crescente demanda.

A Cathay Pacific Airways, uma das maiores empresas aéreas da Ásia, oferece oportunidades a pilotos brasileiros com interesse em morar em Hong Kong. A empresa chinesa está abrindo vagas para Second Officer, com salário anual é de HKD 538.000 aproximadamente R$ 282.000 (R$ 23.500 ao mês).

As exigências seguem o padrão mundial, mas pelo perfil da vaga são necessárias apenas 250 horas em aeronaves com mais de 10 toneladas de peso máximo de decolagem, embora seja dado preferência para pilotos com mais de 500 horas. É obrigatório ter licença de piloto de comercial, multimotor e no mínimo o teórico de Piloto de Linha Aérea (ATPL) válido. Além de exame médico em dia. O nível de inglês mínimo é ICAO 4, ou superior. Recordando que a proficiência de inglês é um dos principais pontos de avaliação, visto que a totalidade da operação é realizada nesse idioma. A idade mínima para aplicar na Cathay Pacific é de 18 para a vaga de Second Officer.

A opção de voar em uma empresa estrangeira é um atrativo para aqueles que desejam voar aeronaves de grande porte e viver uma experiência fora do Brasil. As empresas buscam não apenas pilotos com elevado conhecimento técnico, mas que possuam disciplina operacional e possibilidade para viver fora do país por longos períodos.

Para saber mais clique aqui

Redação
Publicado em 19/09/2018, às 15h00 - Atualizado em 25/09/2018, às 21h06


Mais Notícias