AERO Magazine
Busca

Contrato bilionário

Catar encomenda 28 helicópteros NH90

Acordo passa dos € 3 bilhões e inclui serviços, treinamento e peças


O ministério da Defesa do Catar formalizou a compra de 28 helicópteros NH90. O contrato foi assinado durante Dimdex Exibition, em Doha. O contrato é avaliado em € 3 bilhões, incluindo 18 NH90 TTH, destinado ao exército, e 12 NH90 NFH para missões embarcadas, além de treinamento, suporte, sobressalentes e estrutura de apoio. O documento prevê ainda a opção de mais doze helicópteros, de ambos os modelos.

Fabricado pela NHIndústria, fabricante de helicópteros criado nos anos 1990 e gerenciado hoje por Leonardo, Airbus Helicopter e Fokker, o NH90 é um helicóptero militar de transporte médio, considerado umas das espinhas dorsais do sistema de transporte tático da Otan, sendo o maior programa de helicóptero militar já desenvolvido na Europa.

O programa inclui duas variantes, a NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter), destinado a missões embarcada em fragatas e outros navios de escolta, e a TTH (Tactical Transport Helicopter), utilizado por forças terrestres.

Atualmente mais de 350 unidades, de ambas versões, estão em operação no mundo, com 13 países. Com o contrato do Catar, o total de pedidos realizados até agora é de 543 helicópteros.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 14/03/2018, às 15h49 - Atualizado às 20h27


Mais Notícias