AERO Magazine
Busca

Tempo real

Cargueiras monitoram produtos de alto valor por GPS

Plataforma permite acompanhar variação de temperatura, pressão e luminosidade a bordo


Cargas aéreas de alto valor, produtos perecíveis e aqueles sensíveis à temperatura, como produtos farmacêuticos, exigem monitoramento e extremo cuidado no manuseio ao longo de todo o processo de transporte aéreo. As empresas, então, passaram a usar novos sistemas de monitoramento de carga, podendo acompanhar cada etapa das remessas até a entrega ao cliente.

A cargueira Amerijet, com sede em Fort Lauderdale, na Flórida, é uma das que passou a empregar o sistema Kylos Air GPS da Starcom Systems America. A plataforma permite acompanhar os pacotes de carga despachadas através de uma rede de transmissão via satélite, similar à empregada para internet a bordo.

Cada dispositivo de rastreamento Kylos Air GPS possui acelerômetro embutido, sistema de identificação de luz, temperatura e sensores barométricos. O sistema recebe uma programação prévia sobre dados da carga e dispara um alerta na ocorrência de qualquer evento irregular, como uma mudança de local, temperatura, impacto ou exposição à luz.

Em cada ponto do processo de embarque, a Amerijet recebe um alerta em tempo real dos sensores GPS Kylos Air tendo acesso imediato a detalhes do transporte, desde o momento em que o produto saiu do armazém até quando ele é entregue à filial no destino.

Atualmente, toda a frota de Boeing 767-200F e 727-200F da Amerijet conta com a nova tecnologia. Segundo a Starcom Systems America, o sistema só não transmite dados durante decolagem e pouso, já que as regras de segurança proíbem o uso de dispositivos de comunicação nestas fases do voo.

Ernesto Klotzel
Publicado em 14/11/2016, às 10h30 - Atualizado às 12h46


Mais Notícias