AERO Magazine
Busca

Homem versus robô

Caças espanhóis realizam treinamento com drone de combate

Caças Eurofighter voam com nEUROn verificando capacidades de ambas aeronaves


A força aérea espanhola (Ejército del Aire) realizou o primeiro teste empregando aeronaves tripuladas e um drone em missão simulada. Dois caças Euofighter Typhoon se deslocaram para a base aérea de Istres, na França, onde participaram de uma campanha de ensaios com o nEUROn.

O demonstrador nEUROn é um veículo aéreo não tripulado de combate (UCAV), produzido pela Dassault Aviation, e prevê criar uma aeronave de combate capaz de atuar em missões de ataque, reconhecimento e patrulha.

A Espanha foi convidada pela Direção Geral de Armamentos da França, para que pudesse verificar as aptidões de ação combinada de suas aeronaves e pilotos com o drone. O teste avaliou a capacidade de detecção de um UCAV furtivo pelos caças espanhóis. Por ser uma drone desenvolvido para ser praticamente invisível aos radares, o exercício visou verificar as capacidades do modelo em ser imune aos sistemas de detecção dos Typhoon, ao mesmo tempo que demonstrava a capacidade dos caças e seus sensores em detectar uma aeronave de pequeno porte e com baixa assinatura radar.

Este foi o segundo treinamento entre a força aérea da Espanha e os nEUROn, que continua em fase de desenvolvimento.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/01/2019, às 12h00 - Atualizado às 12h28


Mais Notícias