Novos uniformes serão utilizados por mais de 30 mil funcionários
A British Airways revelou hoje (6), seus novos uniformes após 20 anos. Criada pelo estilista e alfaiate britânico Oswald Boateng OBE, a coleção definida para “levar a companhia aérea ao seu próximo capítulo” será utilizada por mais de 30 mil funcionários a partir do segundo trimestre de 2023.
A nova coleção apresenta opções de vestidos, saias e calças para mulheres, além de um macacão moderno para tripulantes de cabine femininos. Uma opção de túnica e hijab também foi criada pela companhia aérea de bandeira britânica.
O padrão airwave, que aparece em todos os uniformes, incluindo jaquetas, camisetas, botões e gravatas foi inspirado no movimento do ar sobre a asa de um avião. O tecido jacquard em todas as roupas sob medida apresenta uma variação do icônico speedmarque da companhia aérea.
Cerca de 1.500 funcionários da British Airways participaram de 50 workshops, além de testes secretos realizados para ajudar a garantir a adequação das roupas. Os uniformes da tripulação de cabine e de voo foram testados em voos pela Europa, enquanto os engenheiros usavam secretamente os novos uniformes enquanto mantinham as aeronaves fora de vista nos aeroportos de Manchester e Cotswold.
Para garantir a resistência a água e a adequação em condições climáticas extremas, as roupas também foram testadas em chuveiros e freezers em temperaturas negativas.
Durante os testes, os funcionários deram sugestões para aprimorar as roupas, resultando em alterações antes do lançamento. Um desses exemplos são os engenheiros, que solicitaram bolsos de ferramentas de fácil acesso para quando estiverem trabalhando em aeronaves, enquanto os manipuladores de solo solicitaram tecido com tela sensível ao toque em suas luvas para que possam usar seus dispositivos em climas frios sem precisar tirá-los.
Sustentabilidade e qualidade têm estado na frente e no centro durante todo o processo de desenvolvimento dos novos uniformes. Mais de 90% das roupas são produzidas com tecido sustentável a partir de misturas de poliéster reciclado.
Os engenheiros e agentes de operações terrestres da British Airways serão os primeiros a usar o novo uniforme a partir do segundo trimestre deste ano. Já os tripulantes de cabine, pilotos e agentes terão uma data de transição para o uniforme atual em junho de 2023.
Ao pegarem seus novos uniformes, eles entregarão suas roupas anteriores, que serão doadas para instituições de caridade ou recicladas para criar brinquedos, porta-tablets e muito mais. Os itens também serão doados ao museu da companhia aérea.
“Desenhar este uniforme foi uma tarefa vasta e meticulosa e foi muito além das roupas. Tratava-se de criar uma mudança energética internamente. Um dos meus principais objetivos era criar algo que falasse para e para os colegas da companhia aérea. Algo que os inspirou e capacitou, encorajou-os a desempenhar suas funções com orgulho e, o mais importante, garantir que sentissem vistos e ouvidos. Embora a companhia aérea tenha uma forte herança, era imperativo apoiar a criação de uma nova narrativa de mudança e transcendência, mantendo a pontualidade”, diz Ozwald Boateng OBE, criador das novas peças.
“Nosso uniforme é uma representação icônica de nossa marca, algo que nos levará ao nosso futuro, representando o melhor da Grã-Bretanha moderna e ajudando-nos a oferecer um excelente serviço original britânico para nossos clientes. Desde o início, isso tem sido sobre o nosso povo. Queríamos criar uma coleção de uniformes que nosso pessoal tivesse orgulho de usar e, com a ajuda de mais de 1.500 colegas, estamos confiantes de que conseguimos isso”, comenta Sean Doyle, presidente e CEO da British Airways.
Por Wesley
Publicado em 06/01/2023, às 10h55
+lidas