AERO Magazine
Busca

Aeroportos

Brasília terá operação simultânea

Procedimento é inédito no país e previsão é iniciar operação em novembro


O Aeroporto de Brasília será o primeiro aeródromo da América do Sul a realizar operações paralelas simultâneas independentes.

O aeroporto é o único do país que possui pistas paralelas com uma distância acima da regulamentar possibilitando assim a realização de pousos ou decolagens simultâneos. As pistas têm 3.300x45 e 3.200x45 com separação de 1,8 km entre elas.

A autorização foi concedida pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) após uma série de análises que comprovaram a possibilidade de aproximações simultâneas. A previsão é iniciar a operação em novembro deste ano.

O procedimento corriqueiro no exterior, é uma conquista para a Inframerica, administradora do aeroporto, possibilitando um incremento no número de voos nos horários de pico. Com a autorização, o Aeroporto de Brasília terá sua capacidade de pista acrescida dos atuais 60 movimentos/hora para 80. Esse será o terceiro aumento desde que a Inframerica assumiu a administração do terminal, um crescimento total que chegará a 45%.

A operação simultânea das pistas é totalmente segura, mas requer um trabalho meticuloso, como se dois aeroportos estivessem sendo controlados ao mesmo tempo.

A permissão coloca o Aeroporto de Brasília no 1º lugar de maior capacidade de pista do país e o único a operar pousos e decolagens simultâneas na América do Sul.

Redação
Publicado em 14/07/2015, às 15h00 - Atualizado às 16h34


Mais Notícias