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Sem o trem de pouso

Boeing 757 fez pouso de emergência nos EUA

Boeing 757 da Fedex apresentou falha no trem de pouso, após decolagem do aeroporto de Chattanooga, nos Estados Unidos


Todos os ocupantes do avião estão bem - Reprodução redes sociais
Todos os ocupantes do avião estão bem - Reprodução redes sociais

Um Boeing 757-200F da Fedex realizou um pouso de emergência na noite de ontem (4), no aeroporto de Chattanooga, Tennessee, nos Estados Unidos, após um problema no trem de pouso, segundo informações das autoridades locais.

O 757-200F, matrícula N977FD cumpria o voo FX1376 para Memphis, principal centro de distribuição da empresa norte-americana. Após a decolagem que ocorreu por volta das 22h30, no horário local, a tripulação relatou um problema no trem de pouso.

Diante da falha, os pilotos iniciaram os procedimentos e realizaram o pouso de emergência, derrapando e saindo da pista 20 do aeroporto metropolitano de Chattanooga. Os três tripulantes foram evacuados com segurança e passam bem.

As equipes de emergência foram acionadas depois de receberem a informação que o bimotor faria uma aproximação sem o trem de pouso. Em comunicado, o Corpo de Bombeiros disse que "todas as três pessoas na aeronave foram encontradas."

Investigadores da agência de avição civil norte-americana (FAA) e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) farão as primeiras análises par determinar as possíveis causas do incidente.

O N977FD, número de série (MSN) 24118, foi originalmente entregue na versão de passageiros para a Air Europe em março de 1988, sendo utilizado ao longo da década de 90 pela Air Europa, Transavia, China Southern e Royal Airlines.

Nos anos 2000 foi transferido para a Canada 3000 e foi utilizando também na América Latina pela Avianca e Santa Barbara Airlines da Venezuela, sendo entregue à Fedex em dezembro de 2013, com o registro N630SH.

A Fedex possui atualmente 118 unidades do Boeing 757-200 em sua frota, com uma média de idade de 31,8 anos. Os aviões são equipados com os motores Pratt & Whitney da série PW2000 e Rolls-Royce RB211.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 05/10/2023, às 12h30


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