AERO Magazine
Busca

Boeing 747 lançará satélites

Virgin Galactic utilizará avião como plataforma de lançamentos


A norte-americana L3 communications inciou os serviços de modificação asa do Boeing 747-400 que será empregado pela da Virgin Galactic nos serviços de lançamento de satélite, LauncherOne.

O avião, ex-Virgin Atlantic, está sendo adaptado para poder transportar sob a asa esquerda um pequeno foguete de até 25.000 kg, capaz de lançar um satélite de até 200 kg em altitude alta e órbita polar.

Recentemente a Virgin Galactic formalizou, com a provedora de internet OneWeb, um contrato para o lançamento ode 39 pequenos satélites de comunicação, com opção de outros 100 lançamentos.


Boeing 747-400, batizado como Cosmic Girl, após chegar nas instalações da L3 communications, no Texas, onde será modificado para a nova missão.

O avião, batizado de Cosmic Girl, foi enviado em outubro de 2015 para San Antonio, na Califórnia, para cumprir um extenso programa de testes estruturais e aerodinâmicos, antes de ser aprovado e transferido para as instalações da L3, em Waco, no Texas.

A L3 foi também responsável pelas modificações num Boeing 747SP utilizado pela NASA e a agencia espacial alemã DLR (Deutsches Zentrum für Luft) no programa SOFIA, que inclui um telescópio embarcado na aeronave.

O primeiro teste da plataforma de lançamento de satélites é previsto para ocorrer em meados de 2017, nas instalações da Virgin Galactic, no deserto de Mojave, na Califórnia.

Redação
Publicado em 18/03/2016, às 16h22 - Atualizado às 16h42


Mais Notícias