AERO Magazine
Busca

Grave incidente

Aviões colidiram em aeroporto dos EUA

Dois jatos executivos colidiram no aeroporto William P. Hobby, em Houston, nos Estados Unidos


Cessna Citation Mustang teve estabilizador vertical danificado - Divulgação
Cessna Citation Mustang teve estabilizador vertical danificado - Divulgação

Dois aviões privados colidiram anteontem (24), no aeroporto William P. Hobby, em Houston, nos Estados Unidos, quando um dos jatos decolou sem a permissão dos controladores.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), disse que um Hawker 850XP, matrícula N269AA, foi instruído a alinhar e manter na pista 22, iniciando sua decolagem sem autorização, quando colidiu com um Cessna 510, registro N510HM, que pousava na pista 13R.

Após a colisão, o N269AA retornou e pousou com segurança no aeroporto de Houston. Três pessoas estavam a bordo Hawker 850XP e outras cinco no Cessna 510. Nenhum ferimento foi relatado entre os ocupantes de ambos os jatos.

Devido a ocorrência, as operações de pouso e decolagem foram suspensas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Investigadores norte-americanos pretendem publicar um relatório preliminar nos próximos 30 dias. Um relatório do incidente, com as causas e fatores contribuintes será divulgado pela NSTB dentro de 12 a 24 meses.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/10/2023, às 18h15


Mais Notícias