BOEING ENTREGA VIGÉSIMO 747-8 A
Boeing entregou no final de maio a 20ª unidade do seu novo Jumbo, o 747-8. A aeronave, cargueira, voará com as cores da Panalpina, empresa de carga com sede na Suíça e que faz parte da holding da Atlas Air, que encomendou nove 747-8F. O avião entrou em serviço na rota Hong Kong-Luxemburgo. Dos 20 novos Jumbos entregues, 16 são cargueiros, três na configuração VIP e um para passageiros, que voa nas cores da Lufthansa, aeronave esta que fez seu voo regular inaugural em 1º de junho, entre Frankfurt (Alemanha) e Washington (EUA).
ENCONTRADO FDR DE SUKHOI ACIDENTADO
Autoridades aeronáuticas encontraram o FDR (gravador de voz) do Sukhoi Superjet 100 de demonstração que caiu no começo de maio na ilha de Java, na Indonésia, quando fazia um voo de demonstração. O aparelho foi encontrado a cerca de um quilômetro de distância do local onde a aeronave colidiu com o solo, próximo ao topo do Monte Salak. O gravador de voz está com especialistas indonésios, que irão fazer a decodificação dos dados gravados. “O resgate do FDR vai permitir a definição de uma imagem clara do evento e irá acelerar a investigação”, afirma Vladimir Prisyazhnyuk, presidente da Sukhoi Civil Aircraft
TAM COM FREQUÊNCIAS EXTRAS PARA OS EUA
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) alocou à TAM 15 novas frequências semanais de voos regulares entre o Brasil e os Estados Unidos. A concessão também inclui duas novas frequências semanais entre Brasil e França, e outras três para a Alemanha. Com isso, a companhia aumenta de 69 para 84 os voos semanais para os Estados Unidos, de 12 para 14 os voos para a França, e de 11 para 14 os para a Alemanha. A autorização ocorre em meio a uma forte briga na competição por voos internacionais, uma vez que a Gol solicitou à Anac, no começo deste ano, autorização para 14 frequências por semana para os Estados Unidos. As frequências alocadas à TAM foram publicadas no Diário Oficial em 17 de maio e já estão em vigor.
AMERICAN VOARÁ DE 777-300ER PARA O BRASIL
A American Airlines começa a voar com seus novos Boeing 777-300ER (Extended Range) em 13 de dezembro, e São Paulo (Cumbica) será o primeiro destino das aeronaves. Londres receberá os voos a partir de fevereiro do ano que vem. A American é a primeira companhia aérea norte-americana a operar esse tipo de aeronave. Além de maior alcance e economia do que as outras versões do triplo-sete, os aviões oferecerão mais de 350 assentos divididos em três classes, com conexões com a internet via Wi-Fi, opções de entretenimento com mais de 120 filmes, centenas de programas de TV e canais de áudio, tomada 110 volts e conectores USB em cada assento.
OITAVO OPERADOR DO A380
A Malaysia Airlines recebeu seu primeiro A380, o 75º em operação. A companhia passa a ser o oitavo operador da aeronave no mundo, e o quinto na região asiática. Já a Air Austral anunciou o cancelamento de dois pedidos feitos em 2009 para a compra de duas unidades do superjumbo da Airbus, o A380, negociação avaliada em US$ 700 milhões. A intenção da empresa era configurar as duas aeronaves em classe única para transportar 840 passageiros e utilizá-las principalmente na rota entre os aeroportos Charles de Gaulle (França) e St. Denis-Rolland Garros, na ilha francesa de Réunion, no Oceano Índico, um dos destinos da companhia. Além dos A380, um Boeing 777-200LR novo está à espera da Air Austral na sede da fabricante, em Seattle (EUA), mas a empresa não tem dinheiro suficiente para recebê-lo.
TIME TABLE TAP COM VOOS DIÁRIOS PARA BH COPA COMEÇA A VOAR PARA RECIFE |
COMISSÁRIA É PRESA COM DROGAS EM GRU
Uma comissária foi presa, em maio último, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), com 12 quilos de cocaína no fundo falso de uma mala ao embarcar para Johanesburgo (África do Sul). Ela foi detida em flagrante por tráfico internacional de drogas. Se condenada, poderá pegar até 25 anos de prisão. Dois dias antes, no mesmo aeroporto, um comissário de uma companhia aérea brasileira também foi preso ao tentar entrar no país com seis quilos de medicamentos de uso controlado.
INFRAERO INTENSIFICA MONITORAMENTO DE BAGAGENS
A Infraero, empresa que administra parte dos terminais brasileiros, instalou um sistema de monitoramento de bagagens nos aeroportos de Londrina (PR) e Uberlândia (MG). O programa “De olho na mala” permite aos passageiros acompanhar suas bagagens a partir do momento em que são colocadas nas esteiras de restituição. O sistema já funciona em outros 17 aeroportos administrados pela empresa.
PASSAREDO RECEBE ATR 72-600
A Passaredo Linhas Aéreas recebeu, em maio último, o primeiro ATR 72-600 de um total de 14 encomendas, além de outros dois modelos -500. Quatro ATR 72-600 e os dois -500 entrarão em serviço este ano, e as entregas devem seguir até 2015. As aeronaves serão empregadas em rotas do interior dos estados para as capitais e em rotas de menor alcance. Nos percursos de médio e longo curso serão mantidos os jatos Embraer ERJ-145. Os ATR são configurados para transportar até 70 passageiros e podem voar até 1.665 quilômetros. A Passaredo aguarda a liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar as operações no aeroporto de Congonhas (SP). A companhia possui 16 voos liberados nos fins de semana, mas a empresa também quer operar durante a semana. “Já fizemos o pedido à Anac e aguardamos a autorização para entrar definitivamente em Congonhas”, afirma José Felício Filho, presidente da companhia.
Donna Oliveira E Rodrigo Cozzato
Publicado em 13/06/2012, às 09h11 - Atualizado em 15/04/2015, às 14h30
+lidas