![]() |
![]() |
INDRA CONCLUI VANT PELICANO
A Indra conclui o desenvolvimento do Pelicano, um VANT (veículo aéreo não tripulado) de asas rotativas. O helicóptero realizou voo de demonstração no aeródromo de Marugán, na Espanha, durante a UNVEX’12 Conferência e Exposição, feira de sistemas não-tripulados. Durante o curso da exibição de voo, a aeribave completou a missão previamente estabelecida de forma totalmente autônoma, desde a decolagem até a aterrisagem. A capacidade de pouso e decolagem vertical e a pequena estrutura do Pelicano atendem às necessidades da infraestrutura petroleira e operações embarcadas.
![]() |
OPERAÇÃO ÁGATA INUTILIZA PISTA CLANDESTINA NA AMAZÔNIA
Como parte da Operação Ágata 4, aviões de combate A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira inutilizaram, em maio último, uma pista clandestina localizada a 218 quilômetros de Boa Vista (RO), usada pelo garimpo ilegal. Para executar a missão, a FAB destacou dois A-29 que pertencem ao Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv), Esquadrão Escorpião, ambos carregados com bombas BAFG-230 (Bombas Aéreas de Fins Gerais de 230 kg.). Os explosivos foram lançados sobre a pista causando a formação de crateras com 10 metros de diâmetro e três metros de profundidade. “O ataque foi muito preciso”, afirmou o tenente-coronel Mauro Bellintani, comandante do Esquadrão Escorpião. De acordo com o EMCFA (Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas), há outras 11 pistas clandestinas localizadas na região, fato que deve demandar novas operações desse tipo.
PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DO C-130
A tenente-aviadora Joyce de Souza Conceição se tornou a primeira piloto feminina da FAB apta a comandar o C-130 Hércules, aeronave de transporte. A oficial alcançou a nomeação após ter cumprido seu último voo de instrução na Base Aérea de Canoas (RS). A etapa foi realizada a bordo de um C-130 do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), Esquadrão Gordo. Formada pela AFA há quase seis anos, a oficial é uma das 11 integrantes da primeira turma de pilotos mulheres da FAB.
![]() |
FAB PROMOVE DUPLA COMEMORAÇÃO
No final de maio último, foram comemorados os 70 anos de atividade da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB). A celebração aconteceu na Base Aérea de Salvador (BASV), sede do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv), o Esquadrão Orungan, com efetiva participação de veteranos. Outro motivo de comemoração foi a chegada dos quadrimotores turbo-hélices P-3AM de patrulhamento marítimo. Eles representam um significativo salto para o Brasil em termos de poder de dissuasão naval e capacidade de atuação aérea sobre a extensa porção de águas jurisdicionais brasileiras no Atlântico Sul.
Ivan Plavetz
Publicado em 13/06/2012, às 11h19 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
+lidas