AERO Magazine
Busca

Aviação Militar


RAFALE VENCE CONCORRÊNCIA BILIONÁRIA NA ÍNDIA
Após um prolongado período de estudos e avaliações com vistas à seleção de um novo modelo de avião médio multifuncional de combate para a Força Aérea da Índia, a Dassault Aviation confirmou a escolha de seu supersônico Rafale como vencedor da concorrência MMRCCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft ). O MMRCA, cujo montante financeiro envolvido está estimado em mais de US$ 10 bilhões, tem por objetivo reequipar a Força Aérea da Índia com 126 novos aviões do modelo selecionado.

USAF QUER DESCARTAR GLOBAL HAWK
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) planeja descartar seus planos de substituir os veteranos aviões de reconhecimento estratégico Lockheed U-2 pelo enorme e sofisticado Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou UAV conforme sigla em inglês) Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk Block 30. Os novos planos da USAF são para que os U-2 existentes em sua frota sejam modernizados para estender a operação dessas aeronaves até 2020.

SIMULADOR 100% NACIONAL
O simulador de voo de helicópteros Esquilo e Fennec (SHEFE) é o primeiro na categoria Full Flight (FFS) desenvolvido no Brasil e o mais avançado em termos de tecnologia, já feito na América Latina. Ele foi apresentado na sede da empresa brasileira Spectra Tecnologia. O Centro Tecnológico do Exército (CTEx) também contribuiu para o desenvolvimento do simulador, que será usado pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx) para a formação básica de pilotos, em treinamento simulado em situações de voo em combate, patrulhamento e resgate – situações difíceis de serem reproduzidas em voos reais.

MAIS UM EC 725 PARA O BRASIL
Chegou ao Brasil o quarto helicóptero EC 725 produzido na fábrica da Eurocopter, em Marignane, na França. O exemplar faz parte da encomenda de 50 unidades feita pelo governo brasileiro para as forças armadas. Os três primeiros chegaram em dezembro de 2010 e já estão em operação com a principal missão de avaliação e familiarização operacional. O quarto exemplar foi entregue para a Helibras e será utilizado como plataforma de integração de sistemas e desenvolvimento das versões operacionais. O contrato de compra dos EC 725 prevê que os helicópteros sejam montados no Brasil nas novas instalações da empresa em Itajubá (MG). A ideia é estabelecer transferência de tecnologias entre os países e passar a fabricar as peças aqui.

MÉXICO ENCOMENDA O NOVO T-6C+
A norte-americana Hawker Beechcraft anunciou a primeira venda do seu novo turbo-hélice de treinamento militar T-6C+. O cliente é a Força Aérea do México. O novo treinador é uma variante melhorada do T-6A Texan II e tem capacidade para carregar tanques externos de combustível e lançar armamentos. Os primeiros dois T-6C+, dos seis comprados pelo México, serão entregues ainda no início deste ano. Esses novos aviões substituirão os veteranos Pilatus PC-7. Entre as características, destacam-se a existência de pontos duros sob as asas, HUD (Visor de Cabeça Erguida), UFCP (Up-Front Control Panel), glass cockpit totalmente integrado e uma avançada suíte de aviônica Esterline CMC Cockpit 4000, com capacidade de expandir consideravelmente as qualidades de treinamento da aeronave. Os sistemas estão integrados com o Hotas (Hands On Throttle-And-Stick), proporcionando para os alunos e instrutores uma interface simples homem/máquina.

NEURON É APRESENTADO OFICIALMENTE
A França conheceu o protótipo do demonstrador de conceito da futura Aeronave de Combate Não Tripulada (UCAV, conforme a sigla em inglês) europeia. Denominada nEUROn, a aeronave foi exibida publicamente pela primeira vez durante uma cerimônia em Istres, na França, presidida por Charles Edelstene, CEO da empresa líder do programa, a Dassault Aviation. O roll-out foi resultado de cinco anos de desenvolvimentos, definições, manufatura, montagem da aeronave e testes estáticos iniciais.

Redação
Publicado em 27/02/2012, às 13h18 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Notícias