AERO Magazine
Busca

Aviação executiva e geral


G280 ESTABELECE NOVOS RECORDES DE VELOCIDADE
O novo jato executivo Gulfstream G280 estabeleceu 15 novos recordes de velocidade entre pares de cidades, como parte do programa de demonstração de confiabilidade da companhia. O programa interno de testes de 250 horas, um dos mais longos testes voluntários de confiabilidade já implementados pela Gulfstream, serve para aumentar a confiabilidade da frota, enriquecer o treinamento dos pilotos e melhorar a o prazo de entrega aos clientes. Dos 15 novos recordes de velocidade entre pares de cidades foram um de Aspen, no Colorado, até Fort Lauderdale, na Florida; e um de Honolulu até Savannah, na Georgia. "O G280 continua a provar as suas grandes vantagens quanto a confiabilidade, alcance, velocidade e desempenho", declarou Scott Neal, vice-presidente sênior, de vendas e marketing da Gulfstream.

NOVA VERSÃO DO CIRRUS SR22
A Cirrus acaba de anunciar a quinta geração do seu monomotor SR22. Com peso máximo de decolagem aumentado em 90,7 kg, e disponibilizando uma carga útil de 680 kg, o Cirrus SR22 2013 passa a ser a aeronave com a maior disponibilidade de carga útil no mercado, dentro da sua categoria. O novo Cirrus SR22 pode levar cinco pessoas a bordo e todo o combustível suficiente para uma autonomia de 7 horas ou um alcance de 2.000 km, sem comprometer a segurança ou a performance. A Cirrus reformulou totalmente o projeto da aeronave: reforçou a estrutura das asas e do trem de pouso, além de redesenhar e substituir partes e peças, além de modernizar o CAPS - Sistema de Paraquedas Cirrus, que agora apresenta um velame de maior tamanho e recebeu um fogueteextrator de geração mais avançada com acionamento elétrico. Além das carenagens das rodas do trem de pouso principal terem sido redesenhadas, o sistema de flaps foi modernizado e o SR22 virá equipado com Transponder ADS-B qualificando a aeronave a operar de acordo com as mais recentes normas da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Poderá vir equipado com o Global Connect, que consiste num telefone por satélite para chamar ou receber ligações no solo ou em voo em qualquer ponto do planeta. Esse sistema habilita a aeronave a receber informações metereológicas em voo e em tempo real.

ANAC CERTIFICA GLOBAL 6000
A Bombardier já possui a certificação brasileira para seu jato executivo de ultralongo alcance para oito passageiros, que entrou em serviço em 2012. O fabricante canadense conta agora com a certificação brasileira para todas as suas famílias Learjet, Challenger e Global. "Este um marco importante na nossa história de liderança no Brasil e esperamos que esta certificação gere cada vez mais interesse no jato executivo de cabine larga e longo alcance, líder no mundo na sua categoria", disse Fabio Rebello, vice-presidente regional de vendas da Bomkbardier para América Latina.

BRASIL PERDE JOSÉ CARLOS NEIVA, O PAI DO PAULISTINHA
O país perde um de seus principais empreendedores aeronáuticos. José Carlos de Barros, o "Neiva", um dos principais nomes da aviação no Brasil, faleceu sábado, 09 de fevereiro, na cidade de São Sebastião (SP). Renomado fabricante de aviões, Neiva fundou a Indústria Aeronáutica Neiva Ltda em 1954 e projetou os modelos Regente, T-25 Universal e o famoso P-56 Paulistinha. Na década de 1980, a Neiva tornouse subsidiária da Embraer e passou a produz o avião Agrícola Ipanema. Em 2005, a empresa obteve certificação para a primeira e única aeronave do mundo movida a etanol e, no ano seguinte, foi incorporada definitivamente pela Embraer. Neiva sempre será lembrado pelos amantes da aviação como o "Pai do Paulistinha", que formou gerações de pilotos.

DASSAULT INVESTE EM EMERGENTES
O fabricante francês de jatos executivos de fuselagem larga está investindo pesadamente na Índia para atender melhor sua base de clientes em expansão no subcontinente indiano e se preparar para o crescimento futuro. Em julho de 2012, operador charter Air Taj foi autorizada a estabelecer uma instalação para serviços autorizados Falcon no Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai. A instalação oferecerá manutenção programada e não-programada e inspeções de aeronaves Falcon 2000 e 2000DX/EX/LX e serve como base para o estoque de peças de reposição. Essas medidas foram tomadas recentemente para melhorar a rede de apoio Falcon no sul da Ásia, refletindo uma estratégia Dassault Falcon tem vindo a prosseguir em outros grandes mercados emergentes, como a China, Rússia e Brasil. "O mercado indiano está se tornando mais propício ao crescimento consistente e os investimentos em nossa rede de apoio vão nos colocar em uma excelente posição para nos beneficiar no futuro", disse John Rosanvallon, Presidente e CEO da Dassault Falcon.

QUARTO PROTÓTIPO DO AW169 DECOLA
AgustaWestland, uma companhia Finmeccanica, anunciou que foi realizado com êxito o primeiro voo do quarto protótipo do helicóptero leve de nova geração AW169, de 4,5 toneladas. Durante o voo, a aeronave realizou várias manobras básicas, testando diferentes sistemas e o resultado correspondeu às expectativas. O evento é um marco importante no programa AW169, pois esse protótipo é o último do programa de testes. A certificação civil do Helicóptero deverá ocorrer, como foi programado, em 2014. Os primeiros três protótipos do AW169, que realizaram seus primeiros voos em maio, julho e novembro de 2012, já completaram mais de 150 horas de voo. O quarto protótipo, que foi construído em apenas 71 dias, respresenta a configuração de série.

FROTA DE TBM ULTRAPASSA UM MILHÃO DE HORAS DE VOO
A frota mundial de Daher-Socata TBM 700 e TBM 850 ultrapassou a marca de um milhão de horas de voo. Com mais de 620 turbo-hélices executivos produzidos até hoje, a frota dos TBM excede as 120.000 horas de voo anualmente. Nicolas Chabbert, vice-presidente senior da Divisão de aeronaves da Daher-Socata declarou que a grande experiência acumulada nos 20 anos de operações demonstra que o projeto da célula é altamente confiável.

Redação
Publicado em 25/02/2013, às 10h38 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Notícias