Aeroporto terá apenas operações militares
A partir do segundo semestre de 2014, o Aeroporto Internacional Augusto Severo passará a ser de uso exclusivo da FAB. Segundo informações do Comando da Aeronáutica, estão em fase avançada as negociações com a Infraero que cederá o sítio aeroportuário. Entretanto, não está definida ainda a data de encerramento das operações civis no aeroporto.
A desativação do Augusto Severo ocorre devido à construção do novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
Inicialmente, diversos setores políticos debateram a possibilidade de o Rio Grande do Norte ter dois aeroportos internacionais, mas por questões econômicas e de demanda, essa opção não foi levada adiante.
Com a transformação de um aeroporto militar a Base Aérea de Natal ganha mais espaço e passa a atender as necessidades da FAB, dentro do chamado END (Estratégia Nacional de Defesa). O plano estabelece medidas a serem implantadas gradualmente até 2031 e inclui a reorganização e composição das Forças Armadas, assim como a reestruturação da indústria de defesa brasileira. Uma das primeiras mudanças em Natal dentro do novo plano foi a transferência do 1°/5°GAv Rumba, que anteriormente operava em Fortaleza.
A FAB ainda deverá fechar diversas bases aéreas ao longo dos próximos anos, concentrando suas operações em bases maiores, garantindo assim maior eficiência operacional, rapidez no emprego e otimização do custeio.
Redação
Publicado em 29/01/2014, às 12h25 - Atualizado às 13h38
+lidas