AERO Magazine
Busca

Depende de nova certificação

American Airlines empurra a volta do 737 MAX para setembro

Questões sobre quando o avião retornará ao serviço continuam em aberto


A American Airlines esperava que o 737 MAX voltasse a voar em 19 de agosto, mas manteve o cancelamento de todos os voos programados para o modelo até o dia 3 de setembro. A mudança representa um impacto de mais 115 voos por dia, que deveriam ser realizados pelos atuais 24 aviões do tipo na frota.

As Southwest Airlines e United Airlines também removeram a aeronave de cronogramas até agosto. De acordo com o Scott Kirby, presidente da United, a empresa ainda deve aguardar algumas semanas antes de decidir se cancelará os voos para além de 3 de agosto.

Embora a Boeing tenha concluído uma atualização de software para a família 737 MAX, as agências reguladoras de todo o mundo ainda devem revisá-lo e testá-lo, antes de aceitarem recertificar a aeronave.

A agência norte-americana de aviação civil, a FAA, afirmou recentemente que não poderia afirmar quando o avião retornaria a operação normal. “O que eu tenho certeza é que a aeronave não vai voar novamente até que tenhamos certeza de que está segura e passou por um processo de revisão adequado com as agências reguladoras”, disse Daniel Elwell, administrador em exercício da FAA.

Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 10/06/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h20


Mais Notícias