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Concorrente futuro

Airbus planeja avião para concorrer com o KC-390 Millennium

Estudo conduzido pela Airbus planeja avião na mesma categoria do KC-390 da Embraer


Futuro avião da Airbus será uma opção de médio porte, em uma categoria abaixo do A400M e acima do C295 - Divulgação
Futuro avião da Airbus será uma opção de médio porte, em uma categoria abaixo do A400M e acima do C295 - Divulgação

A Airbus poderá desenvolver um novo avião para concorrer diretamente com o C-390 Millennium, da Embraer. O anúncio foi feito pelo Fundo Europeu de Defesa (EDF, na sigla em inglês), com orçamento inicial estimado de € 30 milhões (R$ 155,3 milhões).

O chamado Future Air System for European Tactical Transportation (Fasett), é um estudo preliminar para o desenvolvimento de um avião tático médio, da mesma categoria do Embraer C-390 e do Locheed Martin C-130J.

"O estudo de viabilidade do Fasett visa realizar uma análise cooperativa para a substituição de aeronaves de transporte e necessidades dos Estados-Membros da União Europeia no horizonte 2030-2040. E identificar o desenvolvimento europeu em oportunidades para abordar lacunas estratégicas", publicou o Fundo Europeu de Defesa.

Ao todo, 33 entidades, entre empresas e institutos de pesquisa de doze países participam da análise inicial, incluindo a Leonardo, GE Avio, Rolls-Royce Deutschland e a SAAB.

O novo avião pretende substituir as frotas de C-130 Hercules, C-27 Spartan e C295 das forças aéreas dos países da União Europeia. Um dos entraves é a diferença de categoria entre as três aeronaves, com carga paga variando entre 7.000 e 19.500 quilos, assim como alcance entre 1.500 e 3.500 quilômetros.

Quando comparado ao C-390, a carga paga máxima é de até 26.000 quilos e o alcance na ordem de 2.100 quilômetros (com carga máxima). Atualmente, o C-390 foi adquirido por três nações européias: Portugal (cinco), Hungria (duas) e a Holanda (cinco).

Um eventual novo avião cargueiro da Airbus, na categoria do C-390 Millennium, poderá afastar inicialmente potenciais clientes do modelo, mas as primeiras entregas do futuro avião deverão ocorrer após a metade da década de 2030.

* Colaborou Edmundo Ubiratan

Por André Magalhães
Publicado em 07/07/2023, às 08h33


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