A Linha de Montagem Final (FAL) do Airbus C295 está localizada em Vadodara, na Índia
A Tata Advanced Systems Limited e a Airbus anunciaram nesta segunda-feira (28), a inauguração da linha de montagem final do C295, avião de patrulha e vigilância, na cidade de Vadodara, na Índia.
Este projeto faz parte da iniciativa "Make in India", uma parceria entre as empresas para entregar 56 aeronaves C295 à Força Aérea Indiana (IAF). É a primeira vez que o setor privado estabelece uma FAL (sigla de 'Linha de Montagem Final', em inglês) de aeronaves na Índia, em apoio ao programa "AatmaNirbhar Bharat" (Índia Autossuficiente) do governo indiano.
A FAL em Vadodara será responsável pela produção e montagem de quarenta aviões, enquanto as outras dezesseis serão entregues em condição "pronta para voo" a partir da linha de montagem final da Airbus em Sevilha, na Espanha. Até o momento, seis unidades já foram entregues à IAF.
“O Grupo Tata está muito orgulhoso de estabelecer esta avançada instalação, que fabricará a primeira aeronave de defesa privada do país, construída do zero. Ela aumentará significativamente as capacidades de defesa e de manufatura avançada", disse N. Chandrasekaran, presidente da Tata Sons.
A nova FAL será responsável pela fabricação de peças detalhadas, submontagens, componentes principais, ferramentas, gabaritos e equipamentos de teste. A produção de componentes do C295 já começou na instalação de Montagem de Componentes Principais (MCA) em Hyderabad. As primeiras peças para a produção indiana já foram enviadas para a unidade de Vadodara, onde as aeronaves serão montadas antes da entrega à Força Aérea Indiana.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/10/2024, às 09h19
+lidas