AERO Magazine
Busca

Aviões do campo

Agronegócio impulsiona aviação executiva

Principais fabricantes de aeronaves investem num dos setores que mais cresce no país durante maior feira do setor, a Agrishow


Num cenário de recessão e incertezas, o agronegócio continua mantendo boas perspectivas de crescimento para os próximos anos. A previsão é que este segmento passe praticamente incólume pela crise, mantendo o Brasil em posição de destaque na produção global de alimentos.

De acordo com Robert Crain, o vice-presidente sênior para as Américas da AGCO, uma das maiores fabricantes de produtos e soluções agrícolas do mundo, a estimativa é que as receitas obtidas a partir da atividade no campo cresçam aproximadamente 34% em 2016. Atualmente, o agronegócio representa 45,9% da balança comercial brasileira.

A aviação de negócios aposta no segmento para manter o ritmo no Brasil, oferecendo uma série de soluções para empresários do agronegócio, um dos setores que mais necessita de deslocamentos pelo interior do país e que sofre com a carência de voos. A Tam Aviação Executiva tem hoje no setor aproximadamente 25% das vendas totais no país.

Os principais fabricantes de aeronaves do mundo participam da Agrishow, uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo, que ocorre em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, nesta semana. Foram oferecidas e apresentadas aeronaves para todas as necessidades e bolsos, de pequenos monomotores a aviões a jato.

A Tam Aviação Executiva, representante do grupo Textron, que engloba as marcas Cessna, Bell Helicopter e Beechcraft, levou para Ribeirão Preto algumas das aeronaves que compõem seu amplo portfólio. Ao todo, seis modelos foram apresentados, os turbo-hélices Grand Caravan EX e King Air 350i, assim como os monomotores a pistão T206H Turbo Stationair e Bonanza G36 e Cessna TTx.

A Embraer Aviação Executiva também aposta no setor, oferecendo o avião agrícola Ipanema e o Phenom 100E. E a Líder Aviação, representante das marcas HondaJet e Bombarider, além de prestar serviços de manutenção, gerenciamento de aeronaves e táxi-aéreo, também participa do evento. 


Cessna Grand Caravan EX

GRAND CARAVAN EX

O Grand Caravan EX é a aeronave multimissão da Cessna, podendo ser configurado para transporte de passageiros, carga ou numa operação mista. Com alcance de até 1.689 km (912 NM) é possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas. Além disso, o modelo pode pousar em mais de 99,8% de todas as pistas homologadas no Brasil. Outro diferencial é a versatilidade, sendo disponível ainda na versão anfíbia.


Cessna T206H Stationair

 T206H TURBO STATIONAIR

O T206H Turbo Stationair é um dos clássicos da aviação geral e um dos modelos mais populares. A aeronave pode operar em pistas curtas, com apenas de 277 metros, e não preparadas. Atualmente o modelo possui o maior espaço interno da linha de monomotores a pistão da Cessna e um dos maiores de sua categoria, capaz de transportar até 6 passageiros em 5 configurações diferentes.


Beechcraft Bonanza G36

 BONANZA G36

O Bonanza é um dos grandes clássicos da aviação geral, detendo atualmente o título de maior produção contínua da história da aviação, com 69 anos em linha. O modelo se destaca pelo amplo espaço interno, que mantém design clássico e pode ser reconfigurado em quatro layouts diferentes, tornando-o simples para acomodar passageiros, bagagens ou cargas. O Bonanza G36 é equipado com a suíte de aviônicos Garmin G1000, incluindo um sistema de controle de voo automático totalmente integrado.


Cessna TTx

CESSNA TTx

O TTx é a aeronave certificada a pistão com trem fixo mais rápida do mundo, podendo atingir até 235 kt (435 km/h). Um dos destaques do modelo é a capacidade de cruzar o país com apenas uma escala. Outro diferencial é a suíte de aviônicos Garmin G2000 e suas duas telas de 14,1 polegadas com controle touchscreen e Sistema Eletrônico de Proteção e Estabilidade Garmin (ESP), que auxilia os pilotos a manterem o voo com alto desempenho.


Beechcraft King Air 350i

KING AIR 350I

Um dos mais populares aviões o país, o novo King Air 350i é equipado com a suíte de aviônicos Pro Line Fusion, completamente touchscreen e utilizado nos mais modernos jatos de negócio da atualidade. A nova suíte proporciona mais segurança, conveniência e uma interface intuitiva. O modelo tem capacidade de transportar até 10 passageiros sendo capaz de operar em pistas curtas e não pavimentadas, com alcance de até até 3.345 km (1.806 NM).


Embraer Ipanema

EMBRAER IPANEMA

A única aeronave da categoria produzida no Brasil e um dos poucos no mundo movido a álcool. O modelo detém mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas. O Ipanema ainda assegura a posição de produto mais longevo da Embraer, com 43 anos de produção ininterrupta. O Ipanema é considerado um dos mais acessíveis e versáteis aviões agrícolas do mundo.


Embraer Phenom 100E

 PHENOM 100E

Outro destaque do fabricante brasileiro no agronegócio tem sido o Phenom 100E, por suas características e preço. O Phenom 100E é um jato da categoria entry-level com a tecnologia da próxima geração. Sua cabine de comando líder Prodigy® 100 garante que esse é um jato que supera o desempenho e classe de seus rivais e fornece a melhor definição de liberdade.

HondaJet 

 HONDA JET 

Com velocidade de quase 780 km/h (420 nós), a mais visível inovação do HondaJet é a configuração de motores sobre as asas, que permitiu aos projetistas da Honda Aircraft ganhar espaço na cabine e reduzir ruídos decorrentes de vibrações do motor. O resultado é a incorporação de um bagageiro de 1,6 m3 e também um lavatório. Representado no Brasil pela Líder Aviação, é um jato de entrada com a chancela Honda. 


Cirrus SR22

CIRRUS SR22

O Cirrus SR22 se tornou o monomotor a pistão mais vendido do mundo. O modelo se destaca por seu amplo espaço interno, grande performance e por ser o único da categoria com paraquedas balístico de série. Atualmente a família SR é líder de vendas no Brasil e já conquistou mais de 5.000 vendas ao redor do mundo. A versão Turbo recentemente recebeu um novo motor Continental de seis cilindros com 315 hp.

Redação
Publicado em 28/04/2016, às 12h08 - Atualizado às 14h11


Mais Notícias