O aeroporto Congonhas ficou entre os três mais pontuais do mundo, com 86,85% das decolagens no horário
O Aeroporto de Congonhas iniciou o ano figurando entre os mais pontuais do mundo, conforme o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do setor de aviação. Em janeiro, o aeródromo da capital paulista registrou 86,85% de decolagens pontuais, conquistando a terceira posição na categoria de grandes aeroportos.
Esse desempenho positivo é resultado de um esforço conjunto entre a Aena e órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de empresas de suporte operacional e companhias aéreas. As iniciativas incluíram a revisão e adequação de recursos em solo, o aumento do quadro de colaboradores e a ampliação do uso de aeronaves reservas.
O feito ganha ainda mais relevância no momento em que o Aeroporto de Congonhas passa por obras de ampliação e modernização, planejadas para minimizar impactos nos voos. O trabalho de modernização contará com um investimento de R$ 2,4 bilhões da Aena, a administradora do aeroporto, que prevê um novo terminal de passageiros, com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. O aeroporto também contará com 20 mil m² dedicados a áreas comerciais.
Desde que assumiu a administração do aeroporto em outubro de 2023, a Aena tem investido em análises detalhadas e monitoramento em tempo real, compartilhando os resultados com gestores de companhias aéreas, além da alta liderança da Anac e do Decea.
A pontualidade dos voos é um dos principais critérios de avaliação, diretamente ligado à eficiência operacional, à qualidade dos serviços prestados e à experiência dos passageiros e empresas aéreas.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 12/02/2025, às 13h05
+lidas