AERO Magazine
Busca

Acidente com helicóptero na Noruega mata 13 pessoas

Rotor principal de EC225LP se solta em pleno voo


Um Airbus EC225LP que realizava transporte de passageiros em missão offshore caiu no Mar do Norte, na costa da Noruega. O acidente ocorreu próximo a ilha de Turøy, vitimando todos os 13 ocupantes.


Destroços da cabeça do rotor principal

Imagens mostram quando a cabeça de rotor se desprende por completo do conjunto. A família EC225 sofreu uma série de problemas com o rotor principal nos primeiros meses de operação, incluindo três acidentes sem vítimas. Dois acidentes ocorreram por falha no sistema de lubrificação do sistema do rotor principal.

O centro de coordenação de resgate disse que os destroços do rotor foram encontrado em terra, entre 200 m e 300 m da estrutura principal do helicóptero, que afundou no mar. Testemunhas descreveram ter visto o rotor se separar enquanto a aeronave entrava numa trajetória espiral, seguida por uma forte explosão ao bater na água.

As autoridades de aviação da Noruega afirmam ter encontrado as caixas pretas que devem auxiliar na investigação das causas do acidente. Além disso, uma busca na CHC Helikopter Service, empresa operadora da aeronave, apontam que uma das manutenções programadas foi por duas vezes adiada em 2015.

Redação
Publicado em 29/04/2016, às 21h00 - Atualizado às 23h09


Mais Notícias