Voo de companhia aérea chinesa pode se tornar o mais longo do mundo

O voo mais longo do mundo pode ligar os Estados Unidos à China

Marcel Cardoso Publicado em 31/03/2022, às 08h05

O Airbus A350-1000XWB da Cathay Pacific tem autonomia para fazer a nova rota - Divulgação

Por conta das restrições no espaço aéreo russo, a Cathay Pacific está estudando a possibilidade de mudar a rota entre Hong Kong (HKG), na China, e Nova York (JFK), nos Estados Unidos, podendo fazer com que este se torne o voo regular mais longo do mundo.

Partindo de JFK, a companhia aérea planeja voar sobre o Atlântico Norte, entrando no espaço aéreo europeu através da ilha da Grã-Bretanha. Em seguida, sobrevoaria a Europa Oriental e Ásia Central, evitando a ilha dinamarquesa da Groenlândia, do Oceano Ártico, da Rússia e da Mongólia, como é feito atualmente. 

Cogita-se, para isso, o uso de um de seus quinze Airbus A350-1000XWB. O modelo possui autonomia para cumprir este desafio. "A rota transatlântica depende das condições de fortes ventos de cauda sazonais nesta época do ano para que o tempo de voo seja entre 16 e 17 horas, por isso é mais favorável do que a rota transpacífico", segundo um porta-voz da Cathay Pacific.

Atualmente, o voo mais longo do mundo é o de Cingapura (SIN) para Nova York (JFK), operado pelo A350-900XWB da Singapore Airlines.

aeronave notícias de aviação avião aviação Voo China Cathay Pacific Nova York

Leia também

Coreia declara operacional os mais avançados caças da Ásia
Segunda caixa preta de avião que caiu na China é encontrada