VoltAero e a Power Up se unem para viabilizar aviação eletrificada na Europa

Europa busca soluções para viabilizar uso de aeronaves eletrificadas no transporte pessoal e comercial

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/10/2023, às 14h00

Mock up do Cassio 300 foi apresentado em Oshkosh este ano - VoltAero

A start ip VoltAero e a Power Up vão trabalhar juntas para apoiar a introdução da mobilidade aérea eletrificada na Europa. De acordo com o memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) de iniciativa Power Up, a VoltAero participará dos voos de teste para permitir definir os procedimentos operacionais e a experiência dos passageiros com aeronaves elétricas no transporte aéreo inter-regional.

Os voos deverão ser todos na Holanda, utilizando diversos aeroportos locais, como o Eindhoven, Groningen Eelde, Lelystad, Maastricht Aachen e Rotterdam (The Hague). Além disso, a KLM Royal Dutch Airlines, a Dutch Railways, o Centro Aeroespacial Holandês e diversas consultorias especializadas deverão apoiar a iniciativa.

Atualmente a VoltAero trabalha no projeto de um avião monomotor híbrido, voltado para o mercado de aeronaves privadas, com capacidade entre quatro e doze lugares. O destaque é o uso de um motor Kawasaki Motors, de quatro e seis cilindros – ambos convertidos para o padrão aeronáutico e que vão trabalhar junto de um motor elétrico, em um conceito similar ao adotado na indústria automotiva.

O primeiro avião, o Cassio 300, utilizará o motor elétrico, montado na parte posterior da fuselagem, que vai atuar durante o táxi, decolagem, voo primário (se a distância percorrida for inferior a 150 km) e pouso. O motor de combustão interna será usado em voos de longo alcance e como responsável por recarregar as baterias durante o voo de cruzeiro, além de servir de backup em caso de falha do propulsor elétrico.

O Cassio 330 terá configuração para quatro ou cinco lugares e operando com uma potência de propulsão elétrica-híbrida combinada de 330 quilowatts. Ele será seguido pelo Cassio 480, de seis lugares, com potência de propulsão combinada de 480 quilowatts, e finalmente pelo Cassio 600, com capacidade entre dez e doze assentos com potência de propulsão elétrica-híbrida de 600 quilowatts.

“A iniciativa Power Up é uma excelente oportunidade para mostrar como Cassio e outros aviões eletrificados oferecem a solução para a introdução de uma nova era de mobilidade aérea, de forma eficiente e com baixas emissões de carbono e ruído reduzido”, disse Jean Botti, CEO e diretor de tecnologia da VoltAero.

Por ora, não existe um prazo definido para o início das operações de aviões elétricos ou híbrido, mas os dois fabricantes acreditam que será possível garantir os primeiros voos operacionais até o final da década.

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