Confira as informações verídicas sobre as fotos do acidente com o voo 2283 da Voepass
Redação Publicado em 13/08/2024, às 16h00
Visando garantir o máximo de seriedade na cobertura do acidente com o voo 2283, eventualmente traremos esclarecimentos sobre imagens que circulam pela internet. O objetivo é manter o máximo de transparência e seriedade diante do tema de segurança de voo, assim como o respeito as vítimas do acidente.
A foto de abertura foi tirada após um estouro de pneu em julho, no Aeroporto de Rio Verde (RVD), em Goiás, que resultou em danos à fuselagem.
Não se trata de um problema de conservação do avião, mas apenas de um dano ocorrido após um evento específico.
Os danos foram devidamente sanados e o avião voltou a operar normalmente, seguindo as regras de segurança de voo brasileira.
A imagem ao lado mostra a escada de um ATR sem o corrimão, mas não pode ser verificada.
Não é possível comprovar se se trata efetivamente de um ATR operado pela Voepass, tampouco se o avião estava em serviço ou passando por manutenção ou revisão. A imagem está fora de contexto.
A informação de que a Anac dispensou o registro de dados da caixa-preta do ATR 72 envolvido no acidente de sexta-feira (9) está fora de contexto. A norma, válida por 18 meses, serve para permitir o prazo de adequação do dispositivo à lei brasileira, que difere pontualmente da lei europeia. A EASA, agência de segurança de voo da Comunidade Europeia, órgão responsável pela certificação original da família ATR, exige o registro no gravador de dados de voo (FDR, na sigla em inglês) ligeiramente menor que a lei brasileira.
De forma alguma a ausência de dados compromete a investigação, sendo apenas uma diferença de regulamentação, com a brasileira sendo mais exigente. Portanto, a notícia está fora de contexto.