Viracopos tem novo procedimento de separação reduzida

Projeto AGILE VCP trás novo procedimento de separação reduzida e promete maior eficiência e segurança nas operações aeroportuárias no aeroporto de Viracopos

Por Micael Rocha Publicado em 12/06/2024, às 11h00

Aeroporto de Viracopos passou a contar com uma redução de distância entre aeronaves - Decea

Desde o dia 10 de junho o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SBKP), iniciou a operação dos padrões mínimos de separação entre aeronaves na mesma pista, como parte do Projeto AGILE VCP.

A mudança visa aumentar a eficiência operacional, reduzir atrasos, economizar combustível e minimizar o impacto ambiental em um dos principais aeroportos do Brasil. A implementação é considerada fundamental para aeroportos com alta demanda e representa um avanço significativo na eficiência das operações aéreas

O novo procedimento poderá ser aplicado em situações como decolagem seguida de pouso, duas decolagens consecutivas ou dois pousos consecutivos. De acordo com o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o procedimento RRSM pemitirá reduzir o intervalos de tempo ou distância entre aeronaves, diminuindo atrasos ao mesmo tempo que não interfere na segurança.

O Projeto AGILE VCP foi elaborado com a colaboração entre o Decea, o Aeroporto de Viracopos, a NAV Brasil, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês) e a Anac.

Os controladores da torre de controle de Viracopos receberam treinamento em simulador 3D e também instrução prática para garantir a correta aplicação dos novos procedimentos. Além disso, a implementação do RRSM em Viracopos, que possui uma única pista, é considerada um avanço importante para a eficiência e segurança das operações.

Os detalhes sobre a aplicação dos mínimos de separação reduzidos estão disponíveis na ICA 100-37 e nas publicações AIP Brasil, acessíveis no Portal AISWEB, na internet.

Viracopos Reduced Runway Separation Minima RRSM Projeto AGILE VCP SBKP

Leia também

Torre de controle foi palco de treinamento
Aeroporto do Recife ampliou operações com visibilidade reduzida