Projeto AGILE VCP trás novo procedimento de separação reduzida e promete maior eficiência e segurança nas operações aeroportuárias no aeroporto de Viracopos
Por Micael Rocha Publicado em 12/06/2024, às 11h00
Desde o dia 10 de junho o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SBKP), iniciou a operação dos padrões mínimos de separação entre aeronaves na mesma pista, como parte do Projeto AGILE VCP.
A mudança visa aumentar a eficiência operacional, reduzir atrasos, economizar combustível e minimizar o impacto ambiental em um dos principais aeroportos do Brasil. A implementação é considerada fundamental para aeroportos com alta demanda e representa um avanço significativo na eficiência das operações aéreas
O novo procedimento poderá ser aplicado em situações como decolagem seguida de pouso, duas decolagens consecutivas ou dois pousos consecutivos. De acordo com o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o procedimento RRSM pemitirá reduzir o intervalos de tempo ou distância entre aeronaves, diminuindo atrasos ao mesmo tempo que não interfere na segurança.
O Projeto AGILE VCP foi elaborado com a colaboração entre o Decea, o Aeroporto de Viracopos, a NAV Brasil, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês) e a Anac.
Os controladores da torre de controle de Viracopos receberam treinamento em simulador 3D e também instrução prática para garantir a correta aplicação dos novos procedimentos. Além disso, a implementação do RRSM em Viracopos, que possui uma única pista, é considerada um avanço importante para a eficiência e segurança das operações.
Os detalhes sobre a aplicação dos mínimos de separação reduzidos estão disponíveis na ICA 100-37 e nas publicações AIP Brasil, acessíveis no Portal AISWEB, na internet.