A Vinci Compass adquiriu 70% da controladora da RIOgaleão, concessionária do aeroporto internacional do Rio de Janeiro
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/08/2025, às 22h14
A concessionária RIOgaleão, responsável pela administração do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, anunciou nesta quarta-feira (27) a mudança no controle acionário da empresa.
Fundos da Vinci Compass adquiriram 70% da participação da acionista controladora, antes sob responsabilidade da Changi Airports, de Singapura. A Changi permanece com 30% da sociedade.
Em nota, a concessionária disse que “a entrada do novo acionista fortalece a estrutura societária da concessionária, e está sujeita ainda à aprovação da Anac e do Cade”.
A Changi havia manifestado interesse em deixar a concessão por vários anos, após dificuldades financeiras e operacionais do aeroporto. A empresa venceu a licitação em 2013 com uma proposta de cerca de R$ 19 bilhões, valor quase quatro vezes superior ao lance mínimo estipulado pelo governo.
Em junho deste ano, entretanto, a companhia decidiu permanecer no negócio, após o Tribunal de Contas da União (TCU) homologar novas condições para a continuidade da concessão.
O acordo aprovado pelo TCU em junho encerrou o processo de relicitação do Galeão, iniciado em 2022, e garantiu a permanência da RIOgaleão sob novas regras. Entre os pontos definidos estão:
O valor da transação entre a Vinci e a Changi não foi divulgado. A efetivação da entrada da Vinci Compass na RIOgaleão dependerá da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).