Pesquisa realizada nos Emirados Árabes mostra predileção por serviços autônomos
Redação Publicado em 12/09/2016, às 11h00 - Atualizado às 14h58
Uma série de estudos atuais mostra que a revolução tecnológica, especialmente a ligada a novos meios de comunicação, tem mudado completamente os hábitos dos passageiros. Em pesquisa recém concluída pela Sita, com viajantes que passaram pelos Emirados Árabes Unidos, a tendência é um uso maciço de serviços autônomos.
Um dos preferidos tem sido o sistema de autoatendimento, que permite gerir melhor cada passo da viagem e liberar a maior parte de seu tempo no aeroporto. Aproximadamente 48% dos viajantes dos Emirados Árabes usam a tecnologia de autosserviço ao invés de interagir com outra pessoa, alegando que assim possuem mais controle sobre sua jornada.
A pesquisa 2016 SITA Passenger IT Trends Survey, realizada nos principais aeroportos dos Emirados Árabes que representam 98% do tráfego de passageiros da região, mostrou que 93% dos passageiros usam a tecnologia de autosserviço para reserva de passagem, enquanto 44% utilizam as de auto check-in e mais 61% usufruem as relacionadas com o cartão de embarque.
A tendência é que a cada ano mais pessoas optem por sistemas automatizados, podendo crescer 36% ao longo do próximo ano, com a maioria dos viajantes escolhendo por gerir a sua própria reserva, check-in e embarque em um quiosque, site ou aplicativo móvel. Os passageiros também estão exigindo novos serviços móveis, particularmente na área de bagagem. Um total de 71% dos que responderam a pesquisa disseram que iriam querer notificações de atualização de bagagem e 55% disseram que queriam detalhes de coleta da bagagem.
Durante o tempo de espera no aeroporto, 93% dos viajantes consideraram fazer uma refeição a atividade mais valiosa a ser realizada com o tempo extra. Passageiros dos Emirados Árabes fazem amplo uso de tecnologia de comunicação durante o tempo de permanência no aeroporto, especialmente para acessar os serviços disponíveis.
Na pesquisa deste ano, a Sita analisou o comportamento de quatro diferentes tipos de passageiros. O Planejador Cuidadoso, Paparicado, Super Conectado e Aventureiro Mente Aberta. Cada um usa a tecnologia de forma diferente, dependendo do seu estilo de viagem. Quase metade (41%) dos viajantes nos maiores aeroportos dos Emirados se perceberam como "planejadores cuidadosos", que programaram cada etapa de sua viagem com bastante antecedência, enquanto 14% eram "paparicados" – aqueles que pagam de boa vontade uma taxa extra para o conforto.