Venezuela irá suspender voos da Copa Airlines

Governo da Venezuela irá suspender voos da Copa Airlines e de outras seis companhias de/para dois países

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/07/2024, às 09h16 - Atualizado às 18h55

A Copa Airlines havia retomado os voos para a Venezuela em 2021 - Guilherme Amâncio

O governo da Venezuela anunciou que suspenderá os voos regulares da Copa Airlines e de outras seis companhias aéreas de/para o Panamá e a República Dominicana, a partir da noite de amanhã (31).

A decisão é uma resposta aos governos dos dois países, que condenaram a vitória do ditador Nicolás Maduro nas eleições presidenciais do último domingo (28), classificadas por diversas autoridades internacionais como fraudulentas. Ele está no poder desde 2012, depois do adoecimento e posterior morte de seu antecessor, Hugo Chávez, que ficou por treze anos à frente do Poder Executivo.

Nesta terça-feira (30), a Copa Airlines emitiu a seguinte nota:

"A Copa Airlines informa que estão suspensos temporariamente os voos que têm como origem ou destino a Venezuela a partir de amanhã (31). A ação é em cumprimento à decisão anunciada Ministério do Transporte do país venezuelano para que todas as conexões aéreas entre Panamá e Venezuela sejam paralisadas a partir das 20 horas (horário local da Venezuela) do dia 31 de julho de 2024.
 
A Copa Airlines lamenta a situação, que foge totalmente do controle da companhia, e está fazendo tudo o que é possível para minimizar os impactos dessa medida a seus clientes. E, para isso, a empresa já oferece a seus passageiros as seguintes opções:

A Copa Airlines reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar de seus passageiros, e afirma que seguirá mantendo os clientes atualizados sobre a situação por meio de seus canais oficiais."

A companhia aérea mantinha um total de 25 voos semanais da Cidade do Panamá (PTY) para Caracas (CCS), Maracaibo (MAR), Valencia (VLN), Barcelona (BLA) e Barquisimeto (BRM) e era uma das únicas grandes companhias aéreas das Américas a manter ligação intracontinental com a Venezuela, que havia sido retomada em 2021.

Copa Airlines Caribe Panamá Venezuela República Dominicana Eleições América Central PTY Nicolás Maduro

Leia também

Copa Airlines está aceitando pagamentos via Pix
Copa Airlines ampliará voos para Florianópolis