Veja as novidades sobre a reabertura do Museu da TAM

Reinauguração do Museu da TAM avança com a definição da nova gestão da fundação

Redação Publicado em 07/05/2024, às 14h10

Acervo do museu é um dos mais valiosos do mundo e incluí diversos modelos de aeronaves, inclusive um Lockheed Constellation - Edmundo Ubiratan/AERO Magazine

Em mais um importante passo para a reinauguração do Museu Asas de Um Sonho, conhecido como Museu da TAM, a fundação responsável pelo acervo realizou uma mudança estratégica para viabilizar a transferência das instalações para a cidade de Itu, no interior paulista.

A partir de agora, Marcos Amaro assume a presidência da associação, com João Amaro passando para a presidência do conselho de administração, enquanto Hugo Amaro se tornou o diretor da associação Museu Asas de um Sonho, e Manoela Amaro entrou para o conselho de administração.

A informação foi confirmada, com exclusividade por AERO Magazine, diretamente por Marcos Amaro. A expectativa é que a transferência do acervo comece ainda este ano, saindo da atual instalação na cidade de São Carlos para a cidade de Itu, ambas no interior de São Paulo.

O museu será montado na área do Centro Cultural São Pedro, instalado em uma antiga fábrica de tecidos, e permitirá a exibição de ao menos 80% do acervo atual, que será integrado ao projeto do museu de arte contemporânea.

Durante quase dez anos, o destino do Museu da TAM permaneceu incerto, com diversas tentativas de reabertura e transferência de localidade. Para muitos especialistas, o maior problema do acervo é a exigência de uma grande área, visto o porte das aeronaves e a necessidade de um cuidado maior em sua preservação.

“Na minha visão, o principal desafio era definir a propriedade. O Centro Cultural São Pedro tem 25 mil metros quadrados”, explicou Marcos Amaro que dedicará grande parte do espaço São Pedro para o museu de aviação.

Lockheed Constellation Museu da Tam MArcos Amaro Centro Cultural São Pedro Asas de um Sonho