Modelo deverá estar pronto para o uso em cidades em meados de 2023
Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação Publicado em 09/05/2019, às 15h00 - Atualizado às 15h58
O protótipo do primeiro veículo aéreo de mobilidade urbana da Europa, o CityAirbus, realizou um voo experimental na cidade alemã de Donauwörth. A aeronave, em escala real, fez um voo não-tripulado, embora tenha permanecido preso a sua base através de um sistema de cabos.
O objetivo foi comprovar a capacidade dos motores elétricos em manterem uma decolagem vertical e um voo pairado. A expectativa da Airbus é realizar os primeiros ensaios com voo horizontal no próximo trimestre, quando a aeronave poderá se deslocar após a decolagem. A previsão é que essa fase de testes seja conduzida na base aérea de Manching.
O CityAirbus é um veículo aéreo projetado para uso em centro urbanos, sendo desenvolvido pela Airbus em parceria com a alemã Siemens. O primeiro modelo deverá ter capacidade de voos autônomos, transportando até 4 passageiros por distancias de até 30 km, a velocidade média de 120 km/h. O modelo atual é alimentado por quatro baterias de 800 volts e impulsionado por quatro motores elétricos de 100 kW, cada.
Diversos fabricantes trabalham na solução de um veículo aéreo urbano, com previsão dos primeiros modelos entrarem em operação na primeira metade da próxima década.