Empresa anuncia compra de Boeing 787 durante a Assembleia Geral da ONU

Uzbekistan Airways planeja a aquisição de até 22 Boeing 787-9, maior pedido da história da companhia

Por Marcel Cardoso Publicado em 23/09/2025, às 09h45

Boeing 787-9 reforça a estratégia de expansão internacional da Uzbekistan e modernização da frota - Boeing

A Uzbekistan Airways formalizou na última segunda-feira (22), a compra de quatorze Boeing 787-9, com opção para mais oito, totalizando até 22 aeronaves. O acordo, o maior da história da companhia, tem como objetivo modernizar a frota de longo curso e ampliar a conectividade global.

O anúncio foi realizado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, também foi assinado um Memorando de Cooperação entre a Boeing e o Ministério dos Transportes do Uzbequistão para desenvolvimento do ecossistema de aviação no país.

Expansão da malha internacional

Segundo Shukhrat Khudaikulov, presidente da Uzbekistan Airways, o 787 é peça central nas operações de longo curso.

Com este novo contrato, estamos fortalecendo a posição da companhia e da nação como hub de aviação na Ásia Central, ao mesmo tempo em que ampliamos a conectividade global de nossos passageiros”, disse Khudaikulov.

A companhia opera atualmente o Boeing 787-8 em rotas para Europa, Ásia e Estados Unidos, incluindo voos diretos para Nova York. A introdução dos 787-9 permitirá expansão da malha para novos destinos intercontinentais, aliado ao aumento da capacidade.

aviação de negócios Uzbekistan Airways transporte aéreo Boeing 787-9 Boeing 787 Dreamliner frota widebody aeronaves de longo curso Shukhrat Khudaikulov Brad McMullen Shavkat Mirziyoyev

Leia também

KLM voltará a voar com o 787-10 para o Rio de Janeiro
Gulf Air compra 12 Boeing 787 para ampliar frota