Avião com formado de asa voadora da JetZero deverá fazer primeiro voo em 2027 e USAF prevê seu uso já na próxima década
Por André Magalhães Publicado em 17/08/2023, às 09h13
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) confirmou os estudos para o desenvolvimento de um novo avião no formato de "asa voadora", que deverá realizar seu primeiro voo experimental até o final da década.
Departamento da Força Aérea dos Estados Unidos (DAF) selecionou a JetZero para o desenvolvimento de uma aeronave Blended-Wing Body visando o aprimoramento e testes de novas tecnologias. O conceito básico é similar aos bombardeiros B-2 Spirit e o futuro B-21 Raider.
O destaque do projeto é levar o conceito BWB para demais aviões, incluindo potencial uso como cargueiro e aeronave de reabastecimento. O projeto prevê uma fuselagem combinada com uma asa, o que na teoria oferece melhor desempenho, redução de ruído e assinatura radar.
O diferencial da estrutura aerodinâmica, segundo a JetZero e o DAF será a redução de até 30% no arrasto aerodinâmico em um modelo de grande porte, o que poderia gerar econômia de combustível e maior alcance. O projeto prevê inclusiveo o uso de hidrogênio, embora não tenha sido definido qual tipo de tecnologia será empregada, se o combustível líquido ou apenas células de combustível.
"As aeronaves de corpo e asa combinados têm o potencial de reduzir significativamente a demanda de combustível e aumentar o alcance global. Movimentar forças e cargas com rapidez, eficiência por longas distâncias é uma capacidade crítica afim de permitir a estratégia de segurança nacional”, disse Frank Kendall, secretário da Força Aérea dos EUA.
De acordo com o cronograma informado, os primeiros voos do demonstrador de tecnologia deverão acontecer em 2027, com a nova aeronave podendo eventualmente entrar em serviço em meados de 2030.
A empresa informou em seu site o apoio da USAF no desenvolvimento de uma variante do BWB configurado como avião-tanque ou cargueiro.
Apesar de parecer recente, o conceito BWB remonta aos anos 1940, quando começaram os primeiros estudos na Alemanha e nos Estados Unidos para viabilidade de uma asa voadora.
Nos anos 1980 a Northrop obteve o contrato para construção dos B-2A Spirit, os primeiros aviões do tipo asa voadora operacionais do mundo. No final do ano passado o fabricante ainda realizou o roll-out do novo bombardeiros B-21 Raider, além de no passado ter testado os protótipos YB-35 e YB-49.
Mais recentemente a NASA e a Boeing passaram a estudar o demostrador de tecnologia X-48, um modelo em escala remotamente pilotado.
*Colaborou Edmundo Ubiratan