United atinge US$ 13,2 bilhões em receita e projeta ajustes na malha doméstica a partir do segundo semestre
Por Gabriel Benevides Publicado em 16/04/2025, às 16h35
A United Airlines divulgou nesta segunda-feira (15) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025, com lucro líquido de US$ 400 milhões e receita recorde de US$ 13,2 bilhões. O desempenho representa o melhor resultado da companhia para o período em cinco anos, mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador.
O lucro antes de impostos totalizou US$ 478 milhões, com margem de 3,6%. No ajuste, o valor ficou em US$ 391 milhões, com margem de 3,0%. O lucro diluído por ação foi de US$ 1,16 (ou US$ 0,91 ajustado). A empresa também gerou US$ 3,7 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 2,3 bilhões em fluxo de caixa livre, demonstrando solidez financeira.
A United registrou aumento de 0,5% na receita por assento-milha disponível (TRASM) em relação ao primeiro trimestre de 2024. A receita com cabines premium cresceu 9,2%, enquanto as vendas no segmento Basic Economy aumentaram 7,6%, e a receita corporativa subiu 7,4%. A demanda internacional permaneceu forte, com crescimento de 4,7% no RASM do Atlântico e de 8,5% no Pacífico.
O programa de fidelidade e a receita com cargas também apresentaram desempenho positivo, com aumentos de 9,4% e 9,7%, respectivamente.
A capacidade da companhia cresceu 4,9% no trimestre, com a United operando seu maior cronograma da história para o período, transportando, em média, 450 mil passageiros por dia. No entanto, diante do ambiente atual de demanda, a empresa anunciou a retirada de quatro pontos percentuais da capacidade doméstica programada a partir do terceiro trimestre de 2025. Também está prevista a aposentadoria antecipada de 21 aeronaves.
A companhia segue investindo em infraestrutura, tecnologia e na experiência do cliente. Entre as novidades, destaca-se a instalação da internet via satélite Starlink em toda a frota da United Express até o final de 2025. A empresa também prevê a ampliação de seus portões no Aeroporto de Chicago O’Hare.
No aspecto operacional, a United obteve sua melhor taxa de pontualidade para um primeiro trimestre desde 2021 e reduziu pela metade o índice de cancelamentos em relação ao mesmo período de 2024.