Baseada em Praga, Aero Vodochody está montando três modelos avançados L-159T2 com motor a reação de dois lugares
Por Ernesto Klotzel Publicado em 24/10/2017, às 08h51 - Atualizado em 25/10/2017, às 09h10
A Aero Vodochody da República Tcheca está montando três treinadores biplace avançados a jato L-159T2 em sua fábrica em Praga. Eles são a versão mais recente da aeronave que serve à Força Aérea Tcheca e dois clientes de exportação, a Força Aérea do Iraque e o serviço aéreo por contrato Draken International.
Como o monoplace leve de combate L159 - que a Aero produziu no final dos 1990 -, o L159T2 é equipado com radar Grifo da Leonardo, com um software aprimorado, bem como quatro displays multifunção (MFD) de cinco por sete polegadas e asas “molhadas”.
Os três novos treinadores entrarão em serviço na Força Aérea Tcheca, enquanto os cinco biplace L-159T em operação sofrerão upgraded para o padrão T2 até o final de 2019.
A Força Aérea Tcheca também opera 16 monoplace L-159 dos 72 que deveriam ser adquiridos originalmente. Dos restantes, 10 foram vendidos ao Iraque e 21 á Draken.
A Aero Vodochody ofereceu um upgrade dos monoplace L-159 que entraram em operação em 2000 para a Força Aérea Tcheca, que incluiria “um pacote de aviônicos de quarta geração, um casulo de mira, melhoria no software para o radar Grifo, uma nova suíte para autodefesa, uma asa “molhada”, lançadores de mísseis ar-ar na ponta das asas, sonda de reabastecimento em voo, sistema completo de óculos para visão noturna (NVG) no cockpit e um display montado no capacete.
A Aero Vodochody está ensaiando um protótipo do L-39NG (“New Generation”), versão do jato original L-39 produzido em grande número e 1968 a 1997 como treinador padrão para o antigo Pacto de Varsóvia e outros países.
É esperado que o primeiro destes três L-39NG voe no terceiro trimestre em 2018 e ser entregue no final de 2019 como treinador para a LOM Praha.