Empresa aérea turca cresceu mesmo em meio a incerteza econômica e geopolítica
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/05/2022, às 15h41
A Turkish Airlines encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido de US$ 161 milhões e forte recuperação da demanda, apesar da crise sanitária e da crescente tensão geopolítica.
A empresa aérea turca tem se destacado no cenário internacional por sua posição estratégica e ações durante a crise que a tornaram apta a registrar um rápido movimento de retomada.
A receita total da Turkish Airlines no primeiro trimestre teve um aumento de 10% em relação ao ano de 2019, atingindo a marca de US$ 3,1 bilhões. Desse total, 32% são referentes aos serviços de carga oferecidos pela companhia, com a Turkish Cargo, que registrou crescimento de 141% em relação ao mesmo período em 2019. A carga aérea tem mantido níveis elevados de crescimento em todo o mundo, apoiada pela demanda do comércio eletrônico e necessidade de rápida retomada das linhas de produção em todo o mundo. Além disso, a indústria farmacêutica tem sido um dos principais motores do transporte aéreo cargueiro desde meados de abril de 2020.
Apesar do aumento dos preços do petróleo, a companhia aérea turca registrou lucro líquido ao reduzir despesas totais em 2%, em comparação com o ano de 2019.
Em nota, a Turkish mostrou que como resultado, o EBITAR (lucro antes de juros, impostos, amortização e aluguel) foi de 710 milhões de dólares, aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2019. A margem EBITAR aumentou 10,3 pontos em relação ao ano passado e passou para 23,3%.
No primeiro trimestre de 2022, a empresa aérea atingiu 91% da taxa de ocupação de 2019 e transportou um total de 12,7 milhões passageiros, com taxa de ocupação de 83,6% em voos domésticos e de 68,6% nos voos internacionais.
Atualmente a frota da Turkish Airlines é composta por 372 aeronaves, sendo 248 de fuselagem estreita e 104 de fuselagem larga, além de 20 aviões cargueiros.