Primeiro voo com tripulação composta por mulheres faz parte de programa do governo saudita
Marcel Cardoso Publicado em 23/05/2022, às 08h50
A companhia aérea de baixo custo (low-cost) saudita Flyadeal realizou o primeiro voo operado por uma tripulação composta integralmente por mulheres, na última quinta-feira (19).
O Airbus A320-200N (neo) de registro HZ-FAV, entregue no último dia 14 de abril, realizou o feito na rota doméstica ligando Riad (RUH), capital da Arábia Saudita, e Jeddah (JED). O país, que historicamente impôs restrições às mulheres no mercado de trabalho, está com um programa, chamado de ‘Visão 2030’, que visa dar oportunidades a elas.
“Embora uma piloto saudita não seja novidade, não é impossível para a nossa geração, especialmente com o apoio que estamos recebendo de nosso amado país e de nossos respeitados líderes”, de acordo com a copiloto do voo, Yara Jan, em entrevista ao jornal Arab News. Ela está na companhia aérea desde 2020, depois de conseguir as licenças em uma escola de aviação da Flórida, nos Estados Unidos, no ano anterior.
A Flyadeal foi fundada em setembro de 2017 e possui 21 aeronaves da família A320, da Airbus, sendo 20 deles do modelo A320-200 (ceo e neo) operando em doze destinos a partir de RUH.