Tráfego global de passageiros atingiu 68,5% do nível registrado em 2019

Suspensão das barreiras sanitárias e controle da pandemia consolida retomada do setor, que atingiu 68,5% do tráfego de passageiros de 2019

Por Wesley Lichmann Publicado em 07/02/2023, às 10h05

Com o fim das barreiras sanitárias volume de passageiros em voos internacionais cresceu fortemente em 2022 - Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Intenational Air Transport Association – IATA, na sigla em inglês), informou que o tráfego global de passageiros em voos domésticos e internacionais atingiu 68,5% do nível registrado em 2019, pré-crise sanitária.

No acumulado dos doze meses de 2022, a oferta medida em passageiros-quilômetro pagos transportados (RPK) registrou alta de 64,4% em comparação com 2021.

A demanda por voos domésticos em 2022 aumentou 10,9% em relação ao ano anterior, atingindo 79,6% do nível obtido três anos antes.

Com a suspensão das barreiras sanitárias e avanço da vacinação, o movimento de passageiros em voos internacionais teve forte alta, com aumento de 152,7% frente um ano antes, o equivalente a 62,2% do volume registrado em 2019.

"O setor saiu de 2022 muito mais forte do que quando começou, já que a maioria dos governos suspendeu as restrições de viagens relacionadas à COVID-19 durante o ano e as pessoas aproveitaram a sua liberdade de viajar. Esperamos essa mesma força no ano novo, apesar das reações exageradas de alguns governos à reabertura da China", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

"Esperamos que 2022 se torne conhecido como o ano em que os governos eliminaram para sempre as restrições regulatórias que mantiveram seus cidadãos presos em solo por tanto tempo. É vital que os governos aprendam a lição de que as restrições de viagens e o fechamento de fronteiras pouco ajudam para retardar a propagação de doenças infecciosas em nosso mundo globalmente interconectado. Mas essas restrições têm um enorme impacto negativo na vida e nos empregos das pessoas, bem como na economia global, que depende do movimento irrestrito de pessoas e mercadorias", conclui Walsh.

Tráfego passageiros Demanda Mundo Iata Transporte Oferta Global Procura

Leia também

Voos comerciais com só um piloto podem acontecer antes do previsto
Turistas poderão voar em um helicóptero sem portas