Tom Cruise voa do lado de fora de um A400M

O astro de Hollywood dispensou dublê na gravação das cenas do próximo “Missão Impossível” em que decola amarrado na lateral externa do avião militar da Airbus

Redação Publicado em 15/07/2015, às 14h15 - Atualizado às 16h41

Quem assistiu ao trailer de “Missão Impossível – Nação Secreta” (Mission: Impossible Rogue Nation) deve ter visto a impressionante cena do personagem Ethan Hunt (Tom Cruise) pendurado do lado de fora de um quadrimotor militar Airbus A400M.

A princípio, a cena parece ser mais um dos absurdos da franquia “Missão Impossível”, que faz jus ao nome e cria situações fantasiosas e muito longe da realidade. Porém, por mais incrível que pareça, a cena é real. Sim, o astro do cinema Tom Cruise, no auge de seus 53 anos, realmente voou pendurado do lado de fora do avião.

O ator, conhecido por seus filmes de ação, surpreendeu o mundo do cinema ao dispensar em diversas ocasiões o uso de dublês. No filme anterior da franquia, “Missão Impossível – Protocolo Fantasma”, o ator escalou o Burj Khalifa, a maior construção feita pelo homem, com 829,8 m de altura. Na ocasião, Cruise afirmou que a experiência de aprendizagem foi importante e excitante.

Nesta nova sequência, com o A400M, a produção pensou inicialmente em utilizar computação gráfica com o auxílio de um boneco. Posteriormente, cogitou-se o emprego de um dublê, ideia que logo foi descartada por Cruise, que optou por fazer as cenas.

Após o ator ser amarrado em frente à porta lateral, o avião decolou para um sobrevoo a 5.000 pés sobre o Reino Unido. Além da enorme segurança, que envolveu amarras em posições estratégicas para evitar que o ator batesse com violência na fuselagem do cargueiro, foi instalada uma câmera de alta definição em frente ao ator.

Durante as cenas que serão exibidas no cinema, o ator aparece segurando o blast deflector, porém, essa tomada foi previamente gravada no solo, com o avião estacionado. Em voo, o sistema estava armado, garantindo assim, que o herói do filme pudesse realizar todas as tomadas em segurança.

Assita ao vídeo do making of:

Airbus a400m Tom Cruise