Aeronave terá motor GE e aviônica Garmin 3000
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 24/05/2016, às 13h00 - Atualizado às 16h51
A Textron Aviation finalizou os estudos para seu novo monoturboélice, que será apresentado provavelmente na EBACE (European Business Aviation Convention and Exhibition), principal feira de aviação executiva da Europa. O avião tem assinatura de engenheiros tanto da Cessna quanto da Beechcraft, marcas que pertencem ao grupo Textron.
O modelo ingressa em um dos poucos segmentos em que o grupo Textron não atua, podendo competir diretamente com o Pilatus PC-12 ou mesmo com o TBM-900. Inicialmente, é previsto que o novo avião tenha velocidade de cruzeiro de 285 kt e 1.600 nm de alcance máximo.
O motor será um General Electric CT7-9, criando, assim, um novo fornecedor de motores turbo-hélice à Textron, que tem mantido a fidelidade na família Pratt & Whitney PT6. A expectativa é que seja adotada a suíte de aviônicos Garmin G3000, com funções touchscreen.
Esse será o primeiro turbo-hélice novo do fabricante em mais de duas décadas. A aeronave deverá ter piso plano e asa baixa, podendo ser rapidamente convertida para transporte de passageiros, VIP, missões especiais e carga.
Embora não seja confirmado, a previsão é que a certificação ocorra em meados de 2018. A marca do novo avião tanto pode ser Beechcraft, famosa por sua família de turbo-hélices King Air, quanto Textron.